O engenheiro agrônomo João Marcelo Intini foi empossado como diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no final da manhã desta quarta-feira, 22 de janeiro, em Brasília. Intini foi nomeado pela própria presidenta Dilma Rousseff para ocupar esse cargo, cuja nomeação foi publicada na última segunda-feira (20), no Diário Oficial da União (DOU). O novo diretor substitui Silvio Porto, que deixou a Conab para cursar mestrado em Agroecologia no exterior.
Na cerimônia de posse, o presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos, anunciou que deverão ser criadas, dentro das Superintendências Estaduais da Companhia, departamentos específicos para a agricultura familiar. Esta é uma conquista do Grito da Terra Brasil.
Natural de São Paulo e graduado pela Universidade Federal de São Paulo, João Marcelo Intini trabalhou como chefe departamento de agricultura da Prefeitura de Conceição do Araguaia, de 1997 a 1998, assumindo logo em seguida como secretário executivo da Cooperativa de Serviço e Apoio Ao Desenvolvimento Humano e Sustentável Atiorô.
Atuou de 2004 a 2011 no Ministério do Desenvolvimento Agrário, ocupando diversos cargos como de assessor técnico do Gabinete da Secretaria de Agricultura Familiar, diretor substituto e coordenador geral de Fomento à ATER do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural.
Foi também diretor do Departamento do Apoio à Aquisição e à Comercialização da Produção Familiar, da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Recentemente, João Marcelo Intini trabalhava como assessor técnico da Liderança do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados.
A diretoria da CONTAG prestigiou a posse de Intini e desejou sucesso nessa nova etapa profissional. A Confederação vê a Conab como uma organização parceira de extrema importância para os trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o País.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da Conab