No Encontro Mulheres com Lula realizado nesta quinta-feira (10), em São Paulo, a secretária de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) Mazé Morais, falou ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobre o momento desafiador que as mulheres rurais atravessam diante da atual conjuntura no Brasil. Entre os retrocessos, a representante da CONTAG apontou: a pandemia, o aumento da pobreza, a fome, a violência, a redução de renda, a sobrecarga de trabalho, a ausência de políticas públicas, a destruição da natureza, a negação de direitos, o acirramento do racismo e o aumento da desigualdade.
O avanço dos grandes projetos e do agronegócio foi outro tema trazido por Mazé. As grandes empresas e o agronegócio aumentam o processo de privatização da terra e da mercantilização da natureza, deixando os nossos corpos mais expostos à violência, pois são as mulheres, que geralmente estão na vanguarda da luta pelos bens comuns e em defesa dos territórios, destacou.
Na oportunidade, Mazé e representantes de organizações parceiras da Marcha, entregaram ao ex-presidente Lula, a Plataforma Política da Marcha das Margaridas.
Leia a Plataforma Política da Marcha das Margaridas AQUI
Em agosto de 2023, na 7ª Marcha das Margaridas, nós, ocuparemos as ruas de Brasília para apresentar nossos problemas e as questões sociais, econômicas e políticas que, em seu conjunto, vem afetando as nossas vidas. Seguimos em marcha por um Brasil novo e possível para as mulheres do campo, da floresta e das águas, frisou Mazé.
Lula encerrou o Encontro afirmando a importância das mulheres seguirem firmes pela ocupação de espaços estratégicos.
Queridas companheiras, eu quero humildemente dizer para vocês: façam prevalecer a maioria que vocês são, façam prevalecer a razão que vocês têm e vamos fazer o que os negros fizeram na África do Sul. Vamos construir a maioria politicamente. É só querer, colocar pra fora o que vocês pensam. É preciso teimar mais, é preciso ocupar mais os espaços.
O Encontro Mulheres com Lula teve a presença de diversas lideranças de movimentos sociais, centrais sindicais e partidos políticos. O evento é mais uma ação que marca este mês de luta e de reflexão das mulheres (Março Lilás).
FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes