O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Ercílio Broch, participou nesta sexta-feira (07), em Buenos Aires, da reunião do Comitê Estratégico Latino-Americano da União Internacional das Associações de Trabalhadores Alimentícios, Agrícolas, Hoteleiros, Restauradores, Tabaco e Afins (UITA). Na reunião também esteve presente a secretária-geral da UITA Mundial.
Na capital argentina, o representante da CONTAG ainda contribuiu nos dias 05 e 06 de dezembro, com os debates da reunião do Comitê Estratégico Mundial da Organização Sindical Internacional.A reunião mundial da UITA que normalmente ocorre em Genebra - Suiça, desta vez foi realizada na América do Sul, com representações de todos os continentes.
Além de várias discussões e proposições referentes à Agricultura Familiar, o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), levou às reuniões uma grande análise de conjuntura da situação do Brasil, especialmente sobre a perda de direitos e de políticas públicas voltadas para os povos do campo, da floresta e das águas. “A partir da nossa análise sobre a conjuntura política do Brasil, ficou encaminhado que a UITA deverá promover em 2019, no Brasil, um Encontro Ampliado, com a presença de várias organizações internacionais em apoio às entidades sindicais do Brasil, na perspectiva de lutar e garantir que a classe trabalhadora brasileira não perca seus direitos” ressaltou o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Ercílio Broch.
Alberto ainda aproveitou a oportunidade para em nome da secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, pedir o emprenho e compromisso da UITA na garantia de uma presença expressiva tanto a nível latino-americano como mundial, na Marcha das Margaridas. Em sua 6ª edição a Marcha das Margaridas, acontecerá em agosto de 2019, e traz como lema: “Margaridas na Luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre de Violência”. “A UITA se comprometeu em realizar uma reunião para traçar estratégias que possibilitem a participação de companheiras de vários países na Marcha das Margaridas 2019”, pontuou, Alberto. Vale destacar que depois dos três dias de debates foram aprovadas onze resoluções referentes à várias categorias que serão publicadas no Portal Oficial da UITA. FONTE: Comunicação CONTAG