Mais de mil mulheres de Mossoró/RN e região participam da Virada Feminista Agroecológica e Cultural, que acontece no período de 15 a 17 de outubro. Esta atividade é realizada pelo Centro Feminista e Marcha Mundial das Mulheres e integra a mobilização de encerramento da 4ª Ação Internacional da MMM. A CONTAG está participando atividade da ação.
Programação Na programação constam a Caravana Feminista Agroecológica – que mostra o que o feminismo tem a ver com a mudança de vida das mulheres em seus locais; o Seminário Corpos e Territórios: Resistências e Alternativas; oficinas; debates; atos de rua; entre outras atividades.
Dia 15, às 15 horas, houve caminhada da Praça da Bandeira até a Delegacia da Mulher.
Dia 16, no Cine Teatro, às 8h, houve o credenciamento e acolhida. Às 9h, a mesa de abertura com representação dos movimentos e sindicatos. Às 9h30, intervenção da Batucada. Em seguida, às 9h45, foi realizada a mesa de debate com o tema “A violência contra a mulher não é o mundo que a gente quer”, com a colaboração das companheiras Nalu Farias, Mariana Lacerda e Sarah Luiza, da assessoria da Secretaria de Mulheres da CONTAG. Às 14h, ocorreram cinco oficinas simultâneas: Mercantilização da Vida e do Corpo das Mulheres; Agroecologia e Soberania Alimentar; Sexualidade, nossos corpos, nossos territórios; Mulheres Negras – Feminismo Anti-Racista; e Comunicação.
Às 17 horas, desta sexta-feira (16), foi iniciado o Ato de Rua, com a participação de milhares de mulheres, inclusive de representação da CONTAG.
Já no dia 17, sábado, acontecem as 24 horas de Cultura Feminista, que se darão nos polos em bairros populares e no centro da cidade. Às 6 horas, no Polo Margarida Alves, no bairro Nova Vida, sairá a bicicletada feminista circulando pelas ruas da comunidade, reafirmando que aquele território é de propriedade coletiva. Em seguida, o programa Espaço Lilás será ao vivo com participação popular e, às 10h, acontecerão as oficinas de rádio, stencil e redes sociais.
No Polo Romana Barros, bairro Lagoa do Mato, a programação começará às 13h com oficinas de batucada, fotografia e danças populares, finalizando às 15:30h com um cortejo pelas ruas do bairro. Às 16h, no Polo Pagu, bairro Santa Delmira, haverá oficina de filtro dos sonhos e de poesia marginal culminando com o sarau Boca do Bueiro das Minas.
No centro da cidade, funcionará o Polo Frida Kahlo onde, a partir das 16h, terá início a Feira de Economia Feminista e Solidária e exposição fotográfica no Beco das Artistas. Às 18h a Batucada Feminista abrirá o palco dos shows musicais com artistas locais, regionais e nacional com a cantora Ellen Oléria. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi, com informações do Centro Feminista