A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) retomou a realização da 2ª Etapa das Oficinas de Base em todo o País. Nesta semana, entre os dias 17 e 19, foi realizada uma oficina no estado da Bahia, em Salvador, com os polos sindicais Wilson Furtado, Oeste da Bahia, Bacia do Rio Grande, Sisal e Chapada Diamantina. A CONTAG esteve representada pela secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, e pelos assessores Arnaldo Brito e Ronaldo Ramos.
Um dos temas prioritários da Oficina foi a sustentabilidade político-financeira do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG), sendo realizado um balanço das ações da primeira etapa da Campanha Nacional de Sindicalizações “Sindicato de Portas Abertas”, entre outras análises internas.
Os/as participantes da oficina puderam ainda conhecer algumas possibilidades de potencializar a receita financeira e a ampliação do quadro social. E dialogarem sobre os próximos pleitos eleitorais, com foco nas eleições 2024, consideradas um termômetro para 2026.
Para além desses temas, a oficina teve momentos para tratar da elaboração do plano de ação, onde cada polo sindical apontou os compromissos com a implementação das ações, metas e prazos para a segunda etapa da Campanha de Sindicalizações, assim como a mobilização de candidaturas orgânicas e parceiras para as eleições municipais.
Ao avaliarem a atividade, os/as representantes dos polos sindicais participantes consideraram a oficina como muito positiva, e um grande alerta para a real situação do Sistema Confederativo, que demanda um conjunto de estratégias bem articuladas para superação dos desafios e das ameaças.
A realização das Oficinas de Base foi uma definição do Planejamento Estratégico da CONTAG. Elas caracterizam um importante momento de ida da CONTAG aos polos/regionais sindicais, para fazer uma escuta e debater, em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados, a realidade local e nacional, bem como construir compromissos comuns que apontem inovações para fortalecer a ação e prática sindical e o Sistema Confederativo (STTRs, FETAGs e CONTAG).
Fonte: Comunicação CONTAG - Gabriella Avila