A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue realizando a 2ª Etapa das Oficinas de Base em todo o País, e nesta semana chegou à Bahia. Entre os dias 24 e 26, a atividade, que aconteceu no município de Jequié, mobilizou os polos sindicais Oeste da Bahia, Paramirim, Guanambi, Jequié e Delegacia Sindical do Sudoeste.
Dois temas tiveram grande destaque no encontro: a sustentabilidade político-financeira do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) e os próximos pleitos eleitorais, especialmente as eleições de 2024. Nesse contexto, houve diálogos sobre as possibilidades de potencializar a receita financeira e a ampliação do quadro social dos Sindicatos, e também foi realizado um balanço das ações da primeira etapa da Campanha Nacional de Sindicalizações- Sindicato de Portas Abertas.
Esses temas foram ainda referências para a elaboração do Plano de Ação, onde cada polo sindical apontou os compromissos com a implementação das ações, metas e prazos para a segunda etapa da Campanha, assim como a mobilização de candidaturas orgânicas e parceiras para as eleições municipais.
A oficina foi avaliada positivamente pelos representantes de cada polo sindical, que apontaram a importância de dialogar sobre essas questões e de trabalhar conjunto de estratégias bem articuladas para superação dos desafios.
“Essas atividades nos territórios, nos polos, nas regionais e nas comunidades sempre são positivas e fortalecem a nossa organização sindical, pois interagimos mais de perto com a realidade, as demandas, as necessidades, as dificuldades e as potencialidades. É importante também para dialogar sobre o trabalho desenvolvido pela CONTAG, Federações e Sindicatos, unificar as lutas e fortalecer as estratégias e a identidade para termos um Sistema Confederativo e um movimento sindical forte e integrado”, avalia o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
Fonte: Comunicação da CONTAG - Gabriella Avila