Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AMAZÔNIA
CONTAG participa do Encontro Amazônico da Sociobiodiversidade: Por uma economia capaz de conviver com a floresta, garantir direitos e distribuir renda
WhatsApp

20 de Outubro de 2021


Bruno Leão
TEMAS RELACIONADOS:
amazônia
Amazônia
Encontro Amazônico
extrativistas
meio ambiente
sociobiodiversidade

Nesta quarta-feira (20), termina o Encontro Amazônico da Sociobiodiversidade realizado pelo Conselho Nacional das Populações extrativistas/CNS com dezenas de outros movimentos parceiros da região. O evento nasceu em contraponto ao Fórum Mundial da Bioeconomia, realizado pelo governo federal/estadual/empresariado de forma excludente, com ingressos para participação de hum mil reais, sem incluir as populações do campo, das águas e das florestas.

Protesto

Em protesto, um ato grandioso com cerca de 150 pessoas de diversos movimentos e com a participação da CONTAG/FETAGRI-PA foi realizado no centro da Estação das Docas, onde acontece o Fórum Mundial da Bioeconomia, chamando a atenção dos organizadores para a necessidade de se pensar a bioeconomia de forma social, pensando não apenas na economia, as na qualidade de vida de todos os povos que habitam a Amazônia.

Para Carlos Augusto Silva, Secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, a demarcação das terras indígenas, o combate ao latifúndio, a grilagem e a violência no campo estão umbilicalmente ligadas à sociobioeconomia, afirma: “não dá para querer uma bioeconomia construída só por empresários e governo. Não adianta inventar rótulo, carimbo verde e etc sem diálogo. Não existe bioeconomia sem a participação das populações amazônidas. Não queremos uma bioeconomia apenas para precificar os produtos da floresta, é preciso discutir bioeconomia com impactos socioambientais. É preciso discutir bioeconomia com a demarcação dos povos indígenas, como ferramenta no combate à grilagem e contra a violência no campo,” finaliza Guto.



Homenagem a Paulo Freire, o educador da esperança

Outro momento marcante do encontro foi a doação de um busto de Paulo Freire, como parte da ação do Curso Prático de Midiativismo, realizado pela ENFOC, à coordenação do Conselho Nacional das Populações Extrativistas. Para Joaquim Belo do CNS, “construir uma unidade, em torno da educação popular, da mobilização dos movimentos é fundamental pra gente enfrentar o inimigo e essa matriz de desenvolvimento que prioriza a mineralização, a concentração da terra, a expropriação dos povos e a criminalização dos movimentos sociais, sindicais e populares”, destaca Belo.

E que aprendizado a gente tira daqui?

Edilson Silveira Figueira, Vice-Presidente do STTR de Santarém, responde: “esses dois momentos do Conselho Deliberativo do CNS e o Encontro Amazônico foram impactantes. A sociobioeconomia nos diferencia enquanto modo de vida, porque estamos falando da nossa vivência, cultura e espiritualidade em nossos territórios, entidades, cooperativas, associações e sindicatos. E quando eles falam da economia, aí estão falando do capitalismo, ou seja, as empresas influenciando o nosso modo de vida”, diferencia Edilson. E continua: “Porque nas nossas comunidades temos a floresta em pé, o nosso rio com nosso pescado. Nós convivemos o puxirum que é nosso modo de vida, nós colhemos os extrativismos, nós banhamos nos rios e tudo isso, com o impacto das grandes empresas pode desaparecer e mudar o nosso modo de vida”, finaliza.

Ao fim do Encontro, será construída a Carta Amazônia 2021 que trará as diretrizes na luta em defesa da sociobioversidade e da vida sustentável na Amazônia.

FONTE: Comunicação Fetagri-PA - Bruno Leão



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico