Com o tema "Reorganização e o fortalecimento da atuação sindical", a FETAEP realizou o seu 4° Congresso Estadual Temático. O evento contou com a presença do presidente da CONTAG, Aristides Santos, da secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti, o presidente da FETARP, Claudinei de Carli, o presidente da CTB-PR, Alexandre Húngaro, e representantes dos governos estadual e federal.
O Congresso contou com uma análise de conjuntura econômica, política e sindical do atual cenário brasileiro e paranaense, conduzida pela secretária-geral da FETAEP, Tainá Guanini, e pelo presidente da CONTAG, Aristides Santos.
A dirigente da FETAEP e o presidente da CONTAG destacaram questões centrais que visaram abrir uma reflexão e estimular o debate ao longo do Congresso sobre os aspectos nacional e local, e também para a sustentabilidade político-financeira do movimento que representa os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, como as campanhas “Sindicato de Portas Abertas” e "Sindicalização Consciente".
“O Congresso Temático da FETAEP foi bastante participativo, com documento base com boas propostas, muita unidade entre os delegados e delegadas presentes e destacamos também que já são percebidos, nesses 10 meses de mandato, os avanços implementados e os debates que estão sendo provocados pela nova Direção da Federação junto aos Sindicatos filiados, enfrentando as contradições e procurando evoluir e construir, realmente, a reestruturação e fortalecimento da atuação sindical”, avalia Aristides.
Os/as participantes também foram distribuídos em quatro grupos de trabalho temático que, simultaneamente, leram novamente o documento base do Congresso. A Diretoria e a assessoria da Federação coordenaram e apoiaram os grupos, que trataram dos seguintes temas do documento base: sindicalismo, organização sindical, política agrícola, agrária, meio ambiente, formação, políticas sociais e participação das mulheres e jovens no movimento sindical, entre outros. "Os debates foram democráticos e coesos, o que demonstrou a boa construção que tivemos lá nas plenárias regionais", destacou o presidente da FETAEP.
A secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti, afirmou que “é importante estarmos olhando pra nossa prática sindical, a representação e representatividade e pensando sobre o que vai nos orientar por próximos anos”.
Ao final, após esclarecimentos e orientações da diretoria, foi aprovado por unanimidade o texto do documento base que norteará os rumos dos próximos quatro anos do MSTTR paranaense.
Por Comunicação FETAEP e Malu Souza / Comunicação CONTAG