Acontece nos dias 30 e 31 de julho, em São Paulo, o Seminário de Gênero do Solidarity Center. Este é um evento internacional, que reúne lideranças de países como Bangladesh, Bélgica, Canadá, Egito, Honduras, Índia, México, Estados Unidos, dentre outros. Do Brasil, participam dirigentes sindicais e de movimentos sociais. A CONTAG está sendo representada pela secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Alessandra Lunas.
Nesta terça-feira, primeiro dia, ocorreu a abertura política; a plenária “Liderança, Transformação e Direitos Trabalhistas: A Visão Essencial e o Papel das Mulheres”; grupos de discussão simultâneos, com os temas Estratégias dos Sindicatos para promoverem o trabalho decente para mulheres no Brasil, Participação igual de resultados iguais, Utilizando mecanismos legais para combater a discriminação sexual e apoiar os direitos da mulher trabalhadora, e Jovens Trabalhadores. Por fim, foi realizada a plenária “Os Direitos das Mulheres Agricultoras: a realidade, desafios e oportunidades", onde uma das apresentadoras foi Alessandra Lunas.
A programação do 2º dia conta com a plenária “Direitos da Trabalhadora e Igualdade entre os Gêneros na Indústria Leve: O que esperar?”; momento de resgate do processo de aprendizagem de gênero em ação com quatro Sindicatos da África do Sul; grupos de discussão simultâneos, com os temas Organizando as Mulheres no Setor da Agricultura, Educação Integrada e Economia Solidária no Brasil, Alianças Estratégicas pelos Direitos da Mulher Trabalhadora, e Decisões na Organização de Sindicatos.
No período da tarde ocorrerão mais trabalhos em grupos, com os seguintes temas: Construindo o Poder da Mulher Trabalhadora em Tempos de Mudanças Políticas, Mecanismos para aumentar a participação da Mulher nos sindicatos, e Organização das Mulheres Trabalhadoras: Exemplos da Índia, Brasil e Libéria. Também está previsto o painel de conclusões sobre o seminário e um momento de avaliação. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi