Nos dias 4 a 6 de abril, em Belo Horizonte/MG, está sendo realizada a Plenária da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), com a presença de aproximadamente 70 pessoas, representando Redes, Movimentos e ONGs que compõem a ANA. A assessoria da Secretaria de Mulheres da CONTAG está presente, representando a entidade.
A Plenária tem como objetivos refletir sobre o atual contexto sociopolítico, identificar os impactos sentidos nas regiões e territórios e compreender como os movimentos sociais do campo, das águas e das florestas estão se posicionando; discutir as prioridades e estratégias da ANA para 2017 e 2018 e construir propostas para aprimorar e fortalecer as formas de ação da ANA; conhecer experiências em agroecologia na região metropolitana de Belo Horizonte e discutir os seus ensinamentos; e debater a realização do IV Encontro Nacional de Agroecologia.
A programação está bem diversificada. No primeiro dia, foi realizada uma análise sobre “Percepções sobre o atual contexto sociopolítico no Brasil e reflexões sobre o que tem preocupado e motivado a ANA”, com contribuições de Jorge Romano (ActionAid/CPDA-UFRRJ), de Rosângela Piovizani a partir da agenda do campo unitário (MMC/Campo Unitário); e debate em plenária. No mesmo dia, foram feitas visitas a experiências em agroecologia na região metropolitana de Belo Horizonte.
Nesta quarta-feira, dia 5 de abril, houve o debate sobre questões e temas que mobilizam a ANA, como: Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER); Biodiversidade; Violência contra as Mulheres e Lutas e mobilizações pela autonomia econômica das mulheres; Juventudes; Mercados/Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional; Comunicação; e Agricultura Urbana.
A quinta-feira (06), último dia da Plenária, está reservada para a preparação do IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA), com resgate histórico, debate em plenária e trabalho em grupos.
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi