Com o objetivo de investigar, ouvir opiniões, obter considerações e sugestões relevantes sobre a estratégia de gênero do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional da Celac (mecanismo intergovernamental que agrega 33 países da região latino-americana e caribenha), o Grupo de Trabalho da Celac para a Promoção das Mulheres está reunido nesta quinta-feira, 13 de outubro, em San Salvador, El Salvador. A Assessoria de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG está presente, representando a entidade, a COPROFAM e as Margaridas nesta importante atividade.
Esse plano conduz para uma abordagem da igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres ao longo do seu ciclo de vida.
A abertura contou com a presença de autoridades, como de representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, da embaixadora de El Salvador na Bolívia, de representantes do governo local, entre outras. As autoridades destacaram a discriminação, invisibilidade e sobrecarga de trabalho das mulheres, responsabilização sobre os cuidados, bem como a contribuição das mulheres para a produção de alimentos em todo o mundo e a importância do reconhecimento das mulheres como trabalhadoras rurais, produtoras, mudando a ideia de que o que fazem é apenas o trabalho doméstico.
Esse grupo de trabalho no âmbito da Celac tem como tema a “Promoção da equidade, igualdade e empoderamento das mulheres em todo o seu ciclo de vida na nova agenda de desenvolvimento pós 2015”. Ele foi criado em 2014, por uma iniciativa de El Salvador e está responsável por sua coordenação, na “II Cumbre de la CELAC”. A ideia é abrir caminho para espaços consultivos como esse e escolher dois representantes para apresentar a Estratégia na III Reunião do Grupo de Trabalho, de 16 a 18 de novembro, na República Dominicana, com o tema “Segurança Alimentar e mulher rural no marco da agenda 2030 de desenvolvimento sustentável”. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi