Mais de 100 países participam da Conferência Internacional sobre Biocombustíveis em São Paulo, de 17 a 21 de novembro. A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) é uma das entidades do movimento sindical que estará presente no evento. O tema da conferência é Os Biocombustíveis como Vetor do Desenvolvimento Sustentável.
Durante cinco dias, haverá debates gerais com a sociedade civil, ONGs, empresários, comunidade científica e organismos internacionais sobre temas referentes ao biodiesel. O secretário de Assalariados Rurais, Antônio Lucas, estará presente no evento. "Queremos fazer um acordo com o governo brasileiro e os países investidores na produção de etanol do Brasil para respeitar a legislação trabalhista e previdenciária, mantendo equilíbrio entre a relação de trabalho e capital no setor".
O presidente da Contag, Manoel dos Santos, será um dos debatedores da plenária "Biocombustíveis e mercado internacional: regras comerciais, questões técnicas e padrões sócio-ambientais". A mesa redonda ocorre no dia 19 de novembro.
Também participam do evento os secretários de Relações Internacionais, Alberto Broch, e de Política Agrícola, Antoninho Rovaris. Além deles, marca presença na Conferência a coordenadora Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais e vice-presidente da CUT, Carmen Foro. As federações de São Paulo, Goiás, Pernambuco e Mato Grosso enviarão representantes para o evento. FONTE: Andréa Póvoas, Agência Contag de Notícias