Será realizado, neste sábado (26/11), o Ato pela Paz, por Liberdade e Justiça no Campo, em Rondon do Pará (PA). O presidente da CONTAG, Alberto Broch, e a secretária de Mulheres, Carmen Foro, estarão presentes e levarão o apoio de toda a categoria trabalhadora rural, que clama por justiça e paz no campo.
As atividades foram iniciadas nesta sexta-feira, com entrevista na rádio local, reunião com mulheres sindicalistas na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, e exposição cinematográfica e noite cultural, também na sede do STTR. Já no sábado, às 6 horas, acontecerá uma exposição da produção dos agricultores(as) na feira da agricultura familiar. Às 10 horas, está programada uma mesa de negociação com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e outras autoridades para confirmação de recursos a serem liberados no município para a agricultura familiar.
No período da tarde, as atividades contarão com a participação de milhares de pessoas. Às14h30, será feita uma grande caminhada nas ruas de Rondon do Pará. E, finalmente, às 16 horas, acontecerá o Ato Público na Praça da Paz com a presença de autoridades locais, regionais, nacionais e artistas globais.
Combate à violência – A violência no campo é uma das questões mais combatidas pela CONTAG, que denuncia as ameaças e mortes cotidianas de lideranças que lutam em defesa do direito à terra e à floresta. Para a entidade, o modelo de desenvolvimento rural, o histórico de impunidade nesses crimes e a falta de uma ampla e massiva Reforma Agrária no País contribuem para o agravamento desse cenário. FONTE: Imprensa Contag - Verônica Tozzi