A Fundação Perseu Abramo completará 25 anos no dia 5 de maio, dia em que foi instituída pelo Partido dos Trabalhadores (PT) por decisão do seu Diretório Nacional, no ano de 1996. Ao longo desses anos, a Fundação consolidou-se como um importante espaço de reflexão política e ideológica, cultural, de promoção de debates, estudos e pesquisas, respeitando a pluralidade de opiniões, e com grandes contribuições para a educação política dos seus filiados e filiadas e da classe trabalhadora, como também para o diálogo com os demais setores da sociedade.
Para nós, da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), os frutos da Fundação Perseu Abramo começaram antes mesmo da sua criação e contou com forte participação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. A primeira iniciativa do PT nessa linha da formação política e ideológica foi com a Fundação Wilson Pinheiro, que funcionou por algum tempo sustentada pela participação de alguns dos mais destacados intelectuais e dirigentes do partido, como Paulo Freire, Antônio Cândido, Moacir Gadotti, Francisco de Oliveira e Paul Singer, mas que não conseguiu se sustentar financeiramente.
Wilson Pinheiro, que deu nome à fundação, foi um líder seringueiro, assassinado em 1980, que chegou a presidir o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Brasileia/AC e a Comissão Municipal do recém-criado Partido dos Trabalhadores. Em 1979, liderou o Mutirão contra a Jagunçada, movimento que reuniu centenas de trabalhadores(as) que marcharam contra jagunços armados que ameaçavam os posseiros da região amazônica.
Com a criação do Fundo Partidário e a garantia de uma base financeira permanente, o sonho foi retomado e contou com a dedicação de Perseu Abramo, que havia assumido as funções de secretário nacional de Formação Política do partido, falecendo meses depois e, merecidamente, deu nome à Fundação.
A CONTAG ressalta a importância da Fundação Perseu Abramo ao longo desses 25 anos, tanto para a formação política quanto para o fortalecimento da luta pela democracia, soberania nacional, liberdade, justiça social e pela formação e participação política de todas e todos.
Viva a Fundação Perseu Abramo!
Diretoria da CONTAG FONTE: Diretoria da CONTAG