O secretário de Relações Internacionais da Contag, Alberto Broch, se reuniu nesta segunda-feira (24) com Laudenir Liner, responsável pela Coordenação de Política Internacional do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), o chileno Mario Hunada, coordenador do Comitê Internacional de Planejamento (CIP) para a América Latina, e um representante da Via Campesina. O assunto discutido foi a criação de um comitê nacional para organizar o evento paralelo à Conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), programada para os dias 12 a 15 de abril de 2008.
A conferência da FAO vai tratar do tema América Latina sem Fome. A proposta do CIP para a conferência paralela é reunir 100 lideranças de 30 países, que vão debater propostas concretas para acabar com a fome por meio do emprego de recursos naturais sustentáveis. O Brasil deve participar do evento com cerca de 20 representantes.
Na reunião, ficou definido que em dezembro deste ano o comitê nacional será constituído e a programação da conferência paralela aprovada. "Essa discussão representa um avanço para os movimentos de trabalhadores e trabalhadoras rurais da América Latina e fortalece as bandeiras da reforma agrária e do uso sustentável da água e de outros recursos naturais", afirma Broch.
O Comitê Internacional de Planejamento (CIP) reúne organizações não-governamentais (ONGs), sindicatos, organizações de mulheres e representantes de comunidades indígenas de todo o mundo, que discutem e formulam propostas para o tema da soberania alimentar. O CIP é um dos interlocutores da FAO para as questões e temas emergentes da Cúpula Mundial de Alimentação.
Emmanuelle Nunes