Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DIA MUNDIAL DA SAÚDE
CONTAG na defesa por saúde pública de qualidade no campo, floresta e águas
WhatsApp

07 de Abril de 2016


Karina Zambrana/Ministério da Saúde
TEMAS RELACIONADOS:
dia mundial da saúde

7 de abril é o Dia Mundial da Saúde. Dia de defender o SUS, defender a democracia e lutar por melhorias no direito à saúde.

Precisamos avançar! Nos 26 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) tivemos grandes avanços na universalização do direito à saúde, sobretudo para as populações do campo, da floresta e das águas, historicamente invisibilizadas e desprotegidas socialmente. A saúde como direito de todas e todos e dever do Estado foi conquistado com muita luta da classe trabalhadora e continua em disputa até hoje, pois há interesses políticos e econômicos para que o SUS não dê certo. Ainda temos muitas batalhas para consolidar o SUS e garantir o acesso às ações e serviços de saúde às trabalhadoras e trabalhadores na agricultura, que ainda vivem a realidade de um modelo de atenção à saúde que não compreende as suas especificidades.

A Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas, que ajudamos a construir, é um ganho para o nosso povo. Porém, muitos trabalhadores(as) e gestores(as) da saúde sequer conhecem esta política. Além do desconhecimento, outra dificuldade para a sua implementação é a falta de recursos específicos. O subfinanciamento do SUS, como um todo, precisa urgentemente ser superado. É preciso que o Legislativo aprove a PEC 01, que seja realizada auditoria da dívida pública, que as grandes fortunas sejam taxadas e, assim, criarmos novas fontes de financiamento para sustentar esta política pública que atende mais de 200 milhões de pessoas.

Precisamos garantir Saneamento Básico no meio rural. O Programa Nacional de Saneamento Rural, quem vem sendo discutido desde 2007, precisa ganhar materialidade e chegar às casas das trabalhadoras e dos trabalhadores rurais, pois resulta em promoção à saúde e qualidade de vida. É fundamental que propostas sejam construídas com participação social, respeitando a diversidade do Brasil e que, para a sua execução, sejam garantidas fontes de recursos estáveis.

Outro aspecto que atinge diretamente a saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores na agricultura é a exposição aos agrotóxicos. Desde 2008 o Brasil é campeão mundial no consumo de veneno agrícola. Entre 2011 e 2015 foram mais de 56 mil casos notificados de intoxicação por agrotóxicos, sem contar os casos que não são notificados por ignorância ou negligência de trabalhadores(as) da saúde. Enquanto isso há isenção fiscal para fabricação de agrotóxicos e fragilidade na fiscalização da aplicação. O Programa Nacional de Redução do Uso de Agrotóxicos precisa ser implementado e o governo deve aumentar as exigências para registro de veneno.

Saúde é democracia e é luta! Por estas questões, o dia 7 de abril é um dia de luta. Dia que reafirmamos o SUS como nossa conquista, mas reivindicamos melhoras no Sistema.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou um abraço no Ministério da Saúde, em defesa do SUS e da democracia, pois sem democracia não há saúde. O ato contou com a presença de conselheiras e conselheiros e foi marcado pelas bandeiras do financiamento, defesa da democracia e pela data que também é aniversário da Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, da qual a CONTAG faz parte.

Foto: Karina Zambrana/Ministério da Saúde



Ainda na manhã desta quinta-feira (07), estivemos na Câmara dos Deputados para participar de um debate sobre o Zika vírus, uma preocupação mundial. Fomos barrados na entrada e a sessão começou com plenário vazio, não por desinteresse da sociedade, mas por arbitrariedade da presidência da Câmara. Horas depois, trabalhadores(as), pesquisadores(as), estudantes e conselheiros(as) de saúde fizeram uma intervenção lúdica, “vacinando” deputados contra o golpe e entregando “pílulas da democracia”.

Fotos abaixo: Mídia Ninja





FONTE: Assessoria da Secretaria de Políticas Sociais



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico