No dia 07 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde. A data que também coincide com a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a qualidade de vida (bem-estar físico, mental e social) e dos diferentes fatores que afetam a saúde das populações.
Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, no Brasil, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), realiza um conjunto de atividades neste mês de abril, que trazem como tema central: Defesa do SUS e da vida de todas as pessoas.
Reafirmar a Defesa do SUS e da vida de todas as pessoas se torna ainda mais importante diante do atual cenário de pandemia e crise sanitária que atravessa o Brasil. Afinal, desde o primeiro caso confirmado em 26 de fevereiro de 2020, os números de casos e óbitos só aumentam. Hoje, são mais de 12 milhões de casos e mais de 331 mil óbitos no país. E, na linha de frente contra a Covid-19 estão diariamente milhares de profissionais de saúde, num esforço incansável para salvar vidas.
Em reconhecimento a esses trabalhadores e trabalhadoras da saúde, em sua 73ª Assembleia Mundial da Saúde em Genebra, a OMS anunciou o ano de 2021 como o Ano Internacional dos Trabalhadores(as) e Cuidadores/as de Saúde.
Para a CONTAG, o dia 07 de abril de 2021, além de ser uma data de reconhecimento aos profissionais de saúde, também é de reflexão sobre a crise sanitária brasileira, agravada pela má gestão do governo federal, que traz como resultado a triste marca da média móvel 2.747 mortes, por dia, e a previsão de 100 mil mortes só neste mês de abril, como aponta estudo da Universidade de Washington.
No Dia Mundial da Saúde, a CONTAG convida os governos (federal, estaduais e municipais) bem como toda a sociedade, a valorizar e defender o Sistema Único de Saúde (SUS), pois sem ele, a atual situação do Brasil estaria muito mais difícil. Neste momento, a Confederação também denuncia o negacionismo e o descaso do governo federal frente ao controle da pandemia em nosso país.
A data, ainda coincide com o período da realização do 13º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (13º CNTTR), que acontece de 6 a 8 de abril, aonde também a CONTAG, Federações e Sindicatos pontuam mais uma vez a luta em defesa do SUS, da vacinação em massa e da vida das pessoas.
No 13º CNTTR também é destacada a importância da Agricultura Familiar como setor estratégico para a produção de mais de 70% dos alimentos (variados e saudáveis) que chegam à mesa do povo brasileiro, e são fundamentais para aumentar a imunidade da população, sobretudo nesse período de pandemia.
Viva o SUS!
Viva a Vida!
Viva o Dia Mundial da Saúde! FONTE: Direção da CONTAG