Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
13º CNTTR
CONTAG inova com grande estrutura tecnológica para reunir virtualmente milhares de delegados(as) no 13º CNTTR
WhatsApp

08 de Abril de 2021


Foto: César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
13º cnttr

Com a pandemia ainda em alta em ano de Congresso da CONTAG, a entidade precisou traçar um plano inovador para garantir que esse evento tão importante para o MSTTR acontecesse respeitando as medidas de isolamento social necessárias para evitar o contágio pelo Coronavírus, e mantendo a tradicional participação ativa e democrática de dirigentes de todo o Brasil no processo.

“O primeiro desafio foi definir como seria o Congresso, para que incluísse todos e todas os/as delegados e delegadas, de forma que eles e elas pudessem se ver, assistir aos painéis temáticos e fazer os debates necessários de uma forma que não fosse maçante”, conta o coordenador do setor de Tecnologia da CONTAG, Marcos Pereira.

Pensando nisso, a estrutura projetada contou com três salas virtuais com capacidade para até mil pessoas cada uma, e a preparação de uma central que transmitisse os conteúdos gerais para as três simultaneamente. Cada sala também teve convidados e convidadas para palestrarem sobre os temas dos Painéis, com coordenação dos diretores e diretoras da CONTAG nos debates em cada uma delas.

Também foi preparada uma espécie de estúdio na CONTAG, com cenário e equipamentos de som e imagem, para que fossem feitas as apresentações ao vivo do Congresso, tanto as culturais como as de introdução aos momentos da programação do 13º CNTTR.

Investimentos

“Tivemos muitos desafios no planejamento e execução desse Congresso tão diferente de todos os outros que a CONTAG organizou até agora. Considero que as ferramentas tecnológicas foram os principais instrumentos da infraestrutura do 13º CNTTR”, afirmou Juraci Souto, secretario de Administração e Finanças da CONTAG.

Para garantir que o Congresso acomodasse os delegados e as delegadas que participavam virtualmente de suas casas e sindicatos da melhor maneira, e prevendo também possíveis imprevistos passíveis de ocorrer em eventos virtuais dessa dimensão, a CONTAG investiu em alguns serviços terceirizados específicos.

Entre as principais preocupações, estavam questões como queda de energia ou da internet durante a transmissão, que foram contornadas com a contratação de um potente gerador e mais internet para a CONTAG. Preocupada também com problemas nos momentos de credenciamento, de votação do documento base e da eleição da diretoria, pontos altos do Congresso, a secretaria de Administração e Finanças da CONTAG contratou a hospedagem desses sistemas em servidores externos e com total garantia de segurança, para que não travassem ou caíssem durante os registros dos(as) participantes e de seus votos.

Também houve investimento em uma equipe especializada para fazer a transmissão simultânea, conhecida como streaming, das apresentações para as três salas. Vale ressaltar que todas as pessoas envolvidas no trabalho presencial de transmissão do Congresso estavam organizadas de acordo com as medidas de prevenção da disseminação da Covid-19.

Avaliação

Mesmo com os vários desafios, próximo da finalização do Congresso a equipe responsável pela infraestrutura avalia de forma positiva todo o evento. “É um experimento novo, tivemos dúvidas no início do processo, mas com o comprometimento e seriedade de toda a equipe da CONTAG para construir uma infraestrutura que desse conta de responder todas as demandas com qualidade e segurança, hoje avaliamos que deu tudo certo”, avaliou o secretário Juraci Souto.

Para Marcos, que esteve na coordenação de todas as questões de tecnologia, a avaliação também é muito positiva. “Estamos muito felizes pelo resultado. Principalmente pela mobilização das pessoas, e a vontade delas em participar do Congresso e votarem. Creio que conseguimos usar a tecnologia para fazer com que os delegados e as delegadas sentissem que mesmo de casa, fizeram parte do Congresso da CONTAG”, afirma.

Vale destacar também que o envolvimento das Federações e Sindicatos do Sistema CONTAG também foi fundamental para o êxito do 13º CNTTR virtual.“Foi muito importante poder contar com o comprometimento das FETAGs e STTRs para mobilizar e orientar os delegados e as delegadas de cada estado no acesso às plataformas do Congresso. Dessa forma, conseguimos completar nossas atividades de forma qualificada e segura”, conclui Juraci Souto.

FONTE: Gabriella Avila - Correspondente de Comunicação da COPROFAM



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico