Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MEIO AMBIENTE
CONTAG inicia processo formativo em agricultura sustentável e resiliência às mudanças climáticas
WhatsApp

11 de Abril de 2023



TEMAS RELACIONADOS:
agricultura sustentável
meio ambiente
mudanças climáticas
processo formativo

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) está realizando um processo formativo em agricultura sustentável e resiliência às mudanças climáticas. A Secretaria do Meio Ambiente da CONTAG iniciou a formação no Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, em 16 de março.

Este processo foi iniciado em um momento em que a agenda ambiental assume uma relevância sem precedentes no Brasil. “A agricultura familiar é especialmente afetada pelas mudanças climáticas, uma vez que sua existência e produção dependem diretamente da questão climática. As comunidades mais pobres, além dos prejuízos econômicos causados pelos eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes, como secas, tempestades e inundações, muitas vezes acabam pagando com suas vidas”, destaca a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti.

Nesse contexto, a formação em andamento visa preparar os/as dirigentes e assessores/as da CONTAG e das Federações do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) para melhorar a incidência política em questões ambientais e climáticas. Segundo Sandra, os temas a serem abordados neste processo formativo levam em conta as demandas levantadas nas últimas reuniões do Coletivo Nacional de Meio Ambiente, o planejamento estratégico da CONTAG e as frequentes demandas técnicas e políticas da Secretaria.

“O objetivo é fortalecer a CONTAG para que a agricultura familiar atue com mais protagonismo na agenda climática. Para isso, o projeto prevê a capacitação dos/as dirigentes e assessoria técnica da CONTAG para prepará-la para atuar de forma ativa nos processos de discussão de agendas ambientais relevantes para a agricultura familiar e o ambiente rural brasileiro no legislativo federal, estadual e municipal, com ênfase nas mudanças climáticas”, explicou Sandra.

Embora o MSTTR tenha um forte compromisso com questões de desenvolvimento rural sustentável e solidário, nem sempre consegue que as normas e legislações atuais debatidas e votadas no Congresso Nacional distingam ou favoreçam a agricultura familiar. Essa formação também visa suprir uma necessidade de estruturar a CONTAG para contemplar adequadamente os anseios dos agricultores e agricultoras em agendas ambientais e nos efeitos das mudanças climáticas no Congresso e em outros espaços de discussão. “Para isso, é necessário internalizar, no ambiente institucional, a importância de construir propostas na agenda climática e representar a Confederação, as Federações e Sindicatos em fóruns de debate ou eventos relacionados. Além disso, é importante instruir a base sobre as questões fundamentais relacionadas ao meio ambiente e às mudanças climáticas, por meio da produção de materiais técnicos, treinamento e capacitação dos agricultores e agricultoras associados”, ressalta a dirigente da CONTAG.

A formação está sendo viabilizada a partir do apoio do Instituto Clima e Sociedade e com a colaboração técnica do Agroicone. O ICS é uma organização filantrópica que apoia projetos e instituições que visam o fortalecimento da economia brasileira e do posicionamento geopolítico do País, além da redução da desigualdade por meio do enfrentamento das mudanças climáticas e soluções sustentáveis. O processo formativo financiado pelo ICS também prevê a elaboração de materiais técnicos e a participação em eventos da agenda do clima, como a última COP, realizada no Egito, em novembro de 2022.

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente da CONTAG. Edição: Comunicação da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico