Até domingo (13/04), Brasília será palco de uma grande e importante discussão. O debate em questão é relacionado à soberania alimentar, reforma agrária e as várias formas de desigualdades sociais nos países da América Latina e Caribe.
O evento é a Conferência Especial para a Soberania Alimentar, pelos Direitos e pela Vida - promovida pelo Comitê para a Soberania Alimentar (CIP). O encontro antecede a 30ª Conferência Regional para América Latina e Caribe, que será realizada entre os dias 14 e 16 deste mês, também em Brasília.
O fórum que começou nesta quarta-feira (10) abriu espaço para propostas que podem mudar realidade das comunidades rurais. De acordo com o ministro do desenvolvimento agrário, Guilherme Cassel, alguns pontos devem nortear a discussão.
"A conquista da plena soberania e segurança alimentar no Brasil; o direito a terra; a sustentabilidade ambiental; o respeito à cultura e garantia de direito às populações tradicionais e a conquista da plena autonomia social e econômica das mulheres são importantes para se pensar em um plano de ação", explica Cassel.
De acordo com o vice-presidente da Contag, Alberto Broch, a participação de delegados do CIP - Comitê para a Soberania Alimentar - nas duas conferências pode sensibilizar mais o governo para as questões propostas pelo Fórum. "Esperamos que esta conferência especial possa ter uma repercussão muito forte na conferência oficial e que possa influir na decisão do governo. Uma das formas é a participação de parte desses delegados dentro da conferência oficial", reitera.
Amanhã (11), as atividades começarão às 8h e seguirão até às 19h30. Os principais temas discutidos pelos 140 participantes serão direitos humanos, mudança climática e a questão territorial dos povos indígenas dos países da América Latina e Caribe. FONTE: Ivana Santana