Ontem, 12 de agosto, foi o Dia Nacional de Mobilização do Plebiscito Popular pela Constituinte Soberana e Exclusiva do Sistema Político. Em todo o Brasil, as entidades que participam da campanha por este Plebiscito realizaram atos de mobilização. Em Brasília, houve atos na área central da cidade e em outras quatro cidades satélites. A CONTAG organizou um ato de panfletagem dos materiais de campanha no Núcleo Bandeirante, próximo à sua sede.
Educandos e educandas que participam do Curso Nacional de Formação da 5ª Turma da ENFOC colaboraram nesta ação. Eles e elas caminharam pela Avenida Principal do Núcleo Bandeirante distribuindo panfletos e conversando com as pessoas que passavam sobre a importância da mobilização e participação popular no Plebiscito Constituinte, que acontecerá de 1º a 7 de setembro. A CONTAG colocará uma das urnas do Plebiscito em frente ao Banco do Brasil, localizado nesta mesma avenida, durante todo o período.
Regina Ferreira, educanda da 5ª turma, é de Pouso Alegre – MG, já fez ações como esta em sua cidade. “O que mais percebi nas panfletagens que fiz foi que as pessoas não estão sabendo. Nós temos que conscientizá-las, então temos que ir com muita calma, porque a primeira impressão que elas tem quando nos aproximamos é que estamos fazendo campanha para candidatos.
O professor de matemática, Carlos Veras, não estava sabendo da iniciativa até receber um panfleto nesta ação. Ele achou interessante a proposta, e opinou sobre as mudanças que gostaria de ver na política brasileira: “Precisamos de uma melhor qualidade dos candidatos. É necessário que esses políticos sejam bem escolhidos, e sejam pessoas honestas e dispostas a ajudar a sociedade e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse. Carlos se comprometeu a levar a mensagem para as salas de aula em que atua.
FONTE: Im