Durante reunião na Casa Civil na última sexta-feira (6), a secretaria de Assalariados e Assalariadas Rurais da Contag entregou ao governo documento que propõe a regulamentação da expansão do setor sucroalcooleiro. Confira o texto aqui.
A proposta é resultado de discussões do movimento sindical de trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR) e foi elaborada em conjunto pela Contag, Fetags e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos (Dieese).
Participaram da reunião os representantes do grupo de trabalho (GT) formado pelos ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Trabalho e Emprego, Casa Civil e a Secretaria Geral da Presidência da República.
O documento traz a definição de estratégias políticas em relação aos impactos no trabalho e na vida dos(as) trabalhadores(as) assalariados(as) rurais diante da expansão do setor sucroalcooleiro no País.
O secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais da Contag, Antônio Lucas, viu com otimismo a atuação dos integrantes do GT. "Um dos pontos que considero um avanço foi a proposta de criação de outro grupo de trabalho só para discutir temas como a qualificação e formação profissional. O governo está sensibilizado com a questão e acho que, a partir das próximas discussões, ele já terá aprimorado suas idéias em torno das necessidade dos trabalhadores", afirma.
Um dos assuntos que será tratado pelo GT é a participação de outras entidades, como a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Única) e a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na discussão sobre a melhoria das condições de trabalho no setor sucroalcooleiro.
FONTE: Danielle Santos