Entre hoje e amanhã, diretores(as) e assessores(as) da CONTAG e da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES) participam de uma Oficina, que acontece na sede da CONTAG, em Brasília. O objetivo da atividade é avaliar as ações conjuntas já realizadas no âmbito do Acordo de Cooperação entre as duas entidades, além de definir propostas de atuação conjunta que darão continuidade ao trabalho de ambas no sentido de fortalecimento da agricultura familiar.
A abertura da Oficina aconteceu no início da tarde de hoje, 1º de julho. No momento da apresentação dos participantes, cada um resgatou seu primeiro contato com associativismo e cooperativismo, de forma a começar o diálogo a partir dessas histórias. Em seguida, os presidentes da CONTAG e da UNICAFES apresentaram as entidades e a importância delas para a agricultura familiar.
Para os próximos debates estão programados temas como o Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena (AIAF/CI), a participação de mulheres e jovens e a atuação para alteração e regulamentação das legislações, além de uma socialização dos eventos realizados em parceria.
Para o secretário de Política Agrícola, David Wylkerson, o trabalho articulado das duas entidades é de grande aproveitamento. “Essa Oficina é importante tanto para a CONTAG quanto para a UNICAFES. Ambas tem ações que dialogam entre si, mas que precisam estar melhor articuladas e serem trabalhadas de maneira conjunta para termos mais força no que reivindicamos. Não só no sentido do cooperativismo, mas nas diversas ações que podem ser trabalhadas para potencializar a nossa luta”, diz. FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila