Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DIÁLOGO COM O GOVERNO
CONTAG é recebida pelo ministro da Previdência Social
WhatsApp

02 de Fevereiro de 2015


Verônica Tozzi
TEMAS RELACIONADOS:
diálogo com o governo

O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabbas, recebeu uma comissão da CONTAG na tarde desta segunda-feira (02) para tratar de questões importantes para os trabalhadores e trabalhadoras rurais. Entre os pontos de pauta destacam-se a IN 77, o GT Assalariados, Perícias Médicas, Empréstimos Consignados, Cadastro do Segurado Especial e Medidas Provisórias 664 e 665/2014.

A audiência contou com a presença do presidente da CONTAG, Alberto Broch, e dos secretários de Políticas Sociais, José Wilson Gonçalves, e da Terceira Idade, Lúcia Moura, da assessoria da Confederação e da equipe do MPS.

MPs 664 e 665/2014 Como fez na audiência com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República na última sexta-feira (30), a CONTAG expôs a sua preocupação ao ministro Gabbas com a publicação das Medidas Provisórias 664 e 665/2014. A entidade publicou uma nota posicionando-se firmemente contrária aos termos das MPs, que restringem direitos dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, especialmente dos rurais que laboram sob precárias relações de trabalho, ao modificar as regras de acesso aos direitos históricos como a pensão por morte, o abono salarial, o seguro defeso e o seguro desemprego. Na audiência com o MPS, a diretoria da CONTAG tratou dos impactos dessas medidas no que diz respeito às medidas que interagem com o Ministério da Previdência Social, como a pensão por morte, por exemplo.

Novamente, a entidade questionou o fato de o governo não ter consultado os movimentos sociais e nem ter colocado a proposta em discussão no Conselho Nacional da Previdência Social, instância da qual a CONTAG tem assento. A CONTAG explicou ao ministro que busca dois caminhos para diminuir os impactos com a publicação dessas MPs: dialogar com o governo e encaminhar propostas de emendas ao Congresso Nacional. “Apoiamos as medidas que visam moralizar e tornar o sistema da Previdência mais seguro. Por isso, queremos dialogar e negociar. No entanto, os rurais têm especificidades nessas medidas e impactos diferenciados. É nesse sentido que pedimos uma sensibilidade do MPS para entender a nossa reivindicação e negociar ajustes nestas medidas”, disse Alberto Broch.

O ministro Gabbas defendeu a necessidade de se preservar o sistema e de mantê-lo sustentável. “Estamos abertos à negociação. Esse é um sistema que atende as necessidades do brasileiro.” Para isso, solicitou ajuda da CONTAG a pensar em regras específicas para o campo, que é um sistema totalmente diferenciado do modelo urbano. O ministro informou que amanhã (03) haverá uma reunião com as centrais sindicais, em São Paulo, para tratar do mesmo tema.

Cadastro do Segurado Especial O secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves, cobrou mudanças no sistema do Cadastro do Segurado Especial. “O sistema tem que andar e se adequar às demandas apresentadas pelo nosso movimento sindical. Recebemos muitas cobranças das federações de que não conseguem realizar o cadastro e, por isso, estamos longe de atingir o número de trabalhadores e trabalhadoras cadastrados por conta do sistema. Temos mais de 3 mil STTRs habilitados, conseguimos fazer bem as alterações, mas não o cadastro em si.”

Segundo o MPS, a previsão é que na 2ª quinzena de fevereiro comece a funcionar a nova versão do CNIS, com um pacote de ajustes. A partir daí, o ministério já conta com um planejamento para maio e outro para outubro, com novas versões do sistema.

A CONTAG reivindicou reunião para entender essas mudanças no sistema para poder multiplicar para as Federações e Sindicatos. Essa agenda ficou acertada para depois do recesso de Carnaval.

Perícias Médicas As perícias médicas são outros problemas vivenciados pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais. “Temos problemas em todos os estados. Tem estado agendando perícia para junho, podendo ainda ser adiada. Tem caso que suspenderam o agendamento por 200 dias”, apresentou José Wilson.

Gabbas reconheceu essa dificuldade, principalmente no nordeste, região onde poucos médicos querem atuar. “Aproveitamos as MPs 664 e 665 para colocar a possibilidade de realizar convênios com a rede pública de saúde para proceder as perícias. Estamos vendo como pode funcionar, além de convênio com empresas que já têm estrutura de serviço de atendimento médico, mas sob a supervisão do INSS.”

Para a CONTAG, esse tema carece de atenção especial, pois, em áreas de assalariamento rural, muitos médicos peritos acumulam função de médico das empresas. O ministro disse que, nesses casos, os sindicatos poderão acompanhar o desenvolvimento dos convênios e das perícias realizadas.

Empréstimo Consignado A secretária de Terceira Idade da CONTAG, Lúcia Moura, relembrou na audiência o problema com os chamados “pastinhas”, intermediadores na contratação dos empréstimos consignados e que, na maioria das vezes, frauda documentos, engana os aposentados(as) e pensionistas e leva vantagem no negócio. “Nos encontros que realizamos nos estados, esse é um dos principais problemas levantados. Vem desconto no benefício sem contrato assinado, e em muitos casos o desconto já vem desde o primeiro benefício. São denúncias que chegam de todo o País.”

O ministro informou que está em vigor procedimento que, se o segurado provar que não assinou contrato, o banco tem 10 dias para devolver o dinheiro. “O problema está na família que coloca o idoso para assinar o contrato sem conhecimento. Uma das formas de tentar reduzir a atuação dos pastinhas é com a implementação do sistema online de empréstimo consignado”, disse Gabbas.

Ficou acordado de a CONTAG enviar ao MPS documentos das Federações com denúncias levantadas nos estados.

IN 77 Outro ponto tratado na audiência foi sobre a Instrução Normativa (IN) 77, que estabelece rotinas para agilizar e uniformizar o reconhecimento de direitos dos segurados e beneficiários da Previdência Social.

GT Assalariados O último tema abordado foi sobre o Grupo de Trabalho Interministerial que trata da questão dos assalariados e assalariadas rurais. Houve uma reunião no ano passado e ficou de ser agendada outra em 2015 para construção da proposta. “Estamos preocupados, pois as medidas que vieram nas MPs vão contra o que estava sendo construído pelo GT. Os trabalhadores e trabalhadoras rurais estão vivendo na vulnerabilidade, sem formalização dos contratos de trabalho”, destacou a assessoria da Secretaria de Assalariados(as) Rurais.

Segundo o MPS, tem um pacote do eSocial sendo discutido no âmbito do Conselho Nacional da Previdência Social, que agora precisa ser adequado com a publicação das MPs. A equipe do Ministério comprometeu-se a buscar uma agenda para a próxima semana para agilizar a resolução deste problema e o agendamento da reunião do GT Assalariados.

Tanto o presidente da CONTAG quanto o secretário de Políticas Sociais saíram satisfeitos da audiência junto ao Ministério da Previdência Social. Ambos avaliaram que as discussões avançaram e que saíram vários compromissos, principalmente o de continuar as negociações sobre as MPs 664 e 665, cuja articulação política está sob a responsabilidade do ministro Miguel Rossetto. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico