Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ASSALARIADOS(AS) RURAIS
CONTAG e OIT assinam termo de cooperação para o combate ao trabalho escravo
WhatsApp

19 de Novembro de 2014


Barack Fernandes
TEMAS RELACIONADOS:
assalariados(as) rurais

Foi dado mais um passo importante para o combate ao trabalho escravo no Brasil. A CONTAG, através da Secretaria de Assalariados(as) Rurais, e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) assinaram um termo de cooperação visando uma parceria para o efetivo combate ao trabalho escravo no Brasil.

Esse termo compreende ações do projeto “Consolidando e Disseminando Esforços para o Combate ao Trabalho Forçado no Brasil e no Peru”, como a oficina nacional para formação de lideranças e de assalariados(as) rurais como multiplicadores para o combate ao trabalho escravo e a promoção do trabalho decente, cursos estaduais, elaboração e publicação de manual para as atividades formativas, uma cartilha e um portal na internet com canal de denúncias e de pedidos de fiscalização pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Essas atividades já foram iniciadas em 2014 e serão continuadas em 2015.

Segundo o secretário de Assalariados(as) Rurais da CONTAG, Elias D’Angelo Borges, A luta contra o trabalho escravo no Brasil tem sido muito difícil e a cooperação com a OIT vem no sentido de possibilitar o trabalho de um piloto de combate a essa prática, começando com quatro estados onde a incidência de trabalho escravo é maior: Pará, Piauí, Maranhão e Bahia. “A intenção é discutir a prática do trabalho escravo e criar a rede de combate.” O dirigente citou, ainda, que a CONTAG está em processo de criação do Portal dos Assalariados(a) Rurais, desenvolvido a partir dessa cooperação com a OIT, onde todos poderão denunciar a prática do trabalho escravo em qualquer parte do País. “Esse termo de cooperação é muito importante. Queremos levar esse trabalho para todo o Brasil.”

A coordenadora geral do Conatrae, Judith Karine Cavalcanti Santos, testemunhou esse importante momento. “A CONTAG e a OIT realmente são parceiras no combate ao trabalho escravo. Estou muito feliz e agradeço o convite. Transformar a assinatura desse termo de cooperação em um ato público dá uma dimensão de legitimidade, transparência e fortalece as redes estaduais e locais, bem como todo o trabalho de combate ao trabalho escravo e os sucessos que temos tido. Com o sucesso dessa parceria, com certeza, a Conatrae sairá vitoriosa.”

Já o diretor adjunto da OIT Brasil, Stanley Gacek, destacou em sua fala que a CONTAG tem sido uma referência exemplar de representação dos trabalhadores e trabalhadoras na agricultura e de militância sindical no mundo inteiro. “De 1995 a 2013, mais de 45 mil trabalhadores foram resgatados em condições de trabalho análogo ao de escravo. O Brasil tem desenvolvido ações inovadoras nesse combate. No entanto, os desafios persistem no Brasil levando em conta o número de vítimas que continua alto. A parceria entre a OIT e a CONTAG, que formalizamos hoje, vem no sentido de fortalecer o papel fundamental das representações, aumentando a capacidade das entidades. Esperamos ter um aumento de denúncias e que os sindicalistas estejam mais fortalecidos para atuar nessa causa.

O termo de cooperação foi assinado pelo diretor da OIT e pelo presidente da CONTAG, Alberto Broch, que enfatizou a importância desse ato com a presença dos(as) representantes das Federações. “Escolhemos fazer essa assinatura do termo durante o Conselho Deliberativo da CONTAG por entender que esse é um momento importante para erradicar o trabalho escravo no Brasil.”



FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico