A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, recebeu nesta quarta-feira (12) o presidente da Contag, Alberto Broch, e a secretária de Meio Ambiente, Rosicleia dos Santos, para firmar os primeiros compromissos do ano.
Foi uma reunião abrangente, em que foram discutidos temas como o Código Florestal Brasileiro e a regularização ambiental de assentamentos e de agricultores(as) familiares, cujo prazo se encerra no dia 11 de junho. Izabella Teixeira anunciou que futuramente será realizado um fórum adequado para tratar desses temas.
A ministra enfatizou ainda a necessidade de trabalhar de forma mais conjunta com outros ministérios e a Contag, focando nas políticas de geração de renda, de combate à pobreza e de habitação. A ideia, segundo Izabella, é criar uma relação entre essas questões e a degradação ambiental, além de uma agenda permanente para discutir temas como a desertificação e o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (parques).
Segundo Rosy, a Contag parabenizou a ministra pela recondução ao cargo e fez alguns questionamentos sobre a criminalização da agricultura familiar, sobre o pagamento pelos serviços ambientais e sobre ações para criar mecanismos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Com todo esse debate, a secretária avaliou a audiência de forma positiva e destacou que a ministra demonstrou boas intenções desde o início. “O Ministério do Meio Ambiente mostrou que tem vontade de trabalhar e se colocar em uma posição menos isolada, de atuar de forma mais integrada com outros ministérios e movimentos sociais.” Rosy comemorou ainda o reconhecimento, por parte de Izabella, do importante trabalho desempenhado pela Contag.
Alberto Broch também elogiou esse primeiro contato depois da posse. “Levamos a nossa vontade de manter um diálogo aberto e franco e essa forte relação com a agricultura familiar. Já da ministra, tivemos uma recepção muito boa”, disse. FONTE: Verônica Tozzi, Agência Contag de Notícias