Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SUSTENTABILIDADE DO MSTTR
CONTAG e Mato Grosso do Sul reúnem-se para debater a sustentabilidade político-financeira do movimento sindical
WhatsApp

26 de Março de 2018


Ademilson Trindade
TEMAS RELACIONADOS:
sustentabilidade do msttr

A maratona de realização das Oficinas Estaduais sobre Sustentabilidade Político-Financeira segue pelo País. Nesta semana, de 26 a 28 de março, a CONTAG, a Diretoria Ampliada e funcionários FETAGRI-MS, e as coordenações de polos/regionais participam da Oficina Estadual no estado do Mato Grosso do Sul, realizada na capital Campo Grande. Um dos diferenciais dessa oficina é a presença de representação da Federação dos Trabalhadores Assalariados(as) Rurais (FETTAR-MS).

Ao planejar as oficinas estaduais, a CONTAG tem como objetivos construir estratégias de atuação político-sindical para o fortalecimento da sustentabilidade político-financeira do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) a partir das deliberações do 12º CNTTR e do Planejamento Estratégico da CONTAG (2017-2021); fortalecer a organicidade e sustentabilidade do sistema confederativo CONTAG/ FETAGs/ STTRs; ampliar a representatividade sindical mediante a qualificação dos serviços prestados aos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares.



A abertura política da oficina contou com a presença da secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues; do presidente e secretário de Formação e Organização Sindical da FETAGRI-MS, José Martins da Silva; do presidente da FETTAR-MS, Valdinir Nobre de Oliveira; e do vice-presidente e secretário de Reforma Agrária da FETAGRI-MS, Ramiro Moysés Neto.

“Estamos na quarta oficina, vamos rodar por todos os estados. Iniciamos a atividade com a mesa de análise de conjuntura, que trouxemos alguns pontos para reflexão sobre os desafios que estão colocados para o movimento sindical, a disputa dos modelos de agricultura, a privatização das nossas riquezas e como discutimos esse conjunto de elementos à luz do fortalecimento do movimento sindical, construindo essa estratégia e trabalhar a ação política atrelada à questão financeira”, destaca Edjane Rodrigues.

A dirigente informou, ainda, que foi feito um resgate sobre como começou o debate da sustentabilidade no MSTTR e como se desenvolveu até os dias atuais. “Sentimos que o estado apresenta muitas dúvidas quanto ao INSS Digital, muitas inseguranças. Portanto, a expectativa é termos uma grande participação e envolvimento de todos e todas. A ideia é trazer todos os temas amanhã (dia 27), sempre trabalhando no sentido de como melhorar a nossa arrecadação, como ofertar credibilidade aos trabalhadores e trabalhadoras rurais, como trazer cada vez mais pessoas para o movimento sindical. Também temos a expectativa de sairmos da oficina com um plano de ação que dê conta de atender a realidade do Mato Grosso do Sul, e que tenha a perspectiva de colhermos resultados positivos, tanto financeiramente quanto na organização dos sindicatos e na efetivação da ação política-sindical do movimento sindical”, espera Edjane.



O presidente da FETAGRI-MS, José Martins da Silva, também está com grandes expectativas. “A expectativa da FETAGRI-MS com esta oficina estadual é de renovação para o movimento sindical, trazendo o anseio da melhoria do atendimento ao nosso sindicalista, aos trabalhadores e trabalhadoras rurais, e fazendo com que a nossa sustentabilidade seja contemplada a partir desta oficina”, ressalta o dirigente da Federação.

A programação conta, ainda, com diagnóstico dos desafios da sustentabilidade político-financeira no estado; apresentação da 4ª etapa do Plano Sustentar; apresentação de estratégias para potencializar a sustentabilidade político-financeira do MSTTR, como INSS Digital, CNIS Rural, DAP, COBAN, Fundo de Amparo Social, SisCONTAG e desafios da organização sindical para sustentabilidade político-financeira; entre outros temas. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico