Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
HOMENAGEM
CONTAG é homenageada na Câmara dos Deputados por seus 50 anos
WhatsApp

24 de Abril de 2013


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
homenagem

Na manhã de hoje (24 de abril), foi realizada uma Sessão Solene no Plenário da Câmara dos Deputados para homenagear os 50 anos da CONTAG e sua história de lutas e conquistas em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais do Brasil.



A iniciativa partiu do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT-RS) e contou com a presença de deputados e deputadas, toda a diretoria da CONTAG, dirigentes das 27 FETAGs e assessoria. Além de Bohn Gass, compuseram a mesa Alberto Broch (presidente da CONTAG), Alessandra da Costa Lunas (vice-presidente e secretária de Relações Internacionais da CONTAG), Elenice Anastácio (secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG), José Francisco (ex-presidente da CONTAG), Tatau Godinho (secretária de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres, representando Eleonora Menicucci, ministra de Políticas para as Mulheres) e Adhemar Almeida (secretário de Reordenamento Agrário, respresentando Pepe Vargas, ministro do Desenvolvimento Agrário). Após a exibição do vídeo comemorativo “CONTAG - 50 Anos em Cenas”, Bohn Gass iniciou sua fala recordando momentos importantes da história da CONTAG. No final da década de 1960, por exemplo, “se fez a opção pelo enfrentamento e resistência ao poder econômico e político, lutando por reforma agrária, e acelerando a organização e a formação política sindical da base trabalhadora rural”, afirmou. De acordo com Bohn Gass, deste período veio a maturidade política da entidade, que hoje orgulha-se de ter participado ativamente dos mais importantes movimentos políticos, como campanhas pela anistia e eleições diretas. Segundo o deputado, “a CONTAG sempre esteve na vanguarda da luta rural. O movimento sindical sempre atuou efetivamente contra o descumprimento das leis e acordos trabalhistas”. Ele destacou também a luta da entidade contra a prática do trabalho escravo e a importância das ações de massa (Grito da Terra Brasil, Marcha das Margaridas, Mobilização dos Assalariados(as) Rurais e o Festival da Juventude), que valorizam em sua organização a diversidade dos sujeitos políticos do campo. “Devemos agradecer muito à CONTAG por ter feito essas lutas e mobilizações no campo brasileiro, que há 50 anos vem carregando esta bandeira da esperança.” E desejou: “Vida longa à CONTAG!” Representando a ministra Eleonora Menicucci, Tatau Godinho afirmou que a luta pela sustentabilidade deve ter em vista tanto o ambiente quanto as relações sociais entre as mulheres e os homens. Segundo ela, a luta das mulheres trabalhadoras “precisa e deve ser reconhecida pelo governo como um componente indispensável do desenvolvimento social”. Adhemar Almeida, representando o ministro Pepe Vargas, destacou o Grito da Terra Brasil como um importante instrumento para o aprimoramento das políticas públicas para o campo brasileiro. Segundo ele, uma das grandes conquistas da CONTAG é que hoje a sociedade brasileira reconhece a contribuição que a agricultura familiar tem na produção de alimentos, na preservação do meio ambiente e na sustentabilidade do nosso planeta.



Alberto Broch agradeceu aos parlamentares presentes pela solenidade e prestou sua homenagem a todos os ex-presidentes da CONTAG, a todos os diretores que já passaram pela instituição e àqueles que lutaram pelo campo brasileiro e foram assassinados. “Quero registrar, neste momento, a luta da CONTAG nestes 50 anos por liberdade, justiça, trabalho digno e reconhecimento de milhões de homens e mulheres do campo brasileiro”, disse o presidente. Ele aproveitou a ocasião para reforçar a ideia de que o Congresso precisa aprovar leis que fortaleçam a agricultura familiar e promovam a reforma agrária. De acordo com o presidente da CONTAG, além do reconhecimento das mulheres, do PRONAF e das políticas públicas e de desenvolvimento, o reconhecimento da categoria trabalhadora rural por parte do Estado brasileiro é uma das grandes conquistas da CONTAG nestes 50 anos de existência. Deputados e deputadas presentes também falaram sobre a importante atuação de ex-presidentes da CONTAG, como José Francisco, Francisco Urbano e Manoel Santos, que estavam presentes na sessão solene, e Lindolpho Silva, primeiro presidente da CONTAG (já falecido). Margarida Alves e os milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais que morreram lutando pelo campo brasileiro também foram homenageados. O Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) foi citado como instrumento de realização da reforma agrária e afirmação da soberania alimentar; a agricultura familiar, por sua vez, foi citada como peça fundamental para o futuro da produção alimentar.



FONTE: Imprensa CONTAG - Julia Grassetti. Fotos: César Ramos.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico