A Região Oeste da Bahiaainda convive com muitos casos de trabalho precário, apesar de ser uma rica produtora de grãos como soja, milho e algodão, além de abrigar outras atividades econômicas como fruticultura e pecuária de corte e leite. O secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais da CONTAG, Elias D’Angelo Borges, participou ontem de reunião para construção do instrumento coletivo de trabalho referente ao ano de 2015 da região. A negociação beneficiará cerca de 80 mil trabalhadores rurais.
A convenção abrange 30 municípios baianos. Pela parte dos trabalhadores, participaram da negociação a CONTAG e a FETAG-BA. Pela classe patronal, participaram os Sindicatos dos Produtores Rurais de Barreiras e o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães.
Na abertura do encontro, no entanto, houve um impasse entre a classe patronal e a classe dos trabalhadores sobre a pauta da negociação. Ficou acertado que a bancada patronal fará uma nova análise das propostas dos trabalhadores e as duas classes voltarão para a mesa de negociação nos dias 9 e 10 de abril.
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto