A Contag e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Distrito Federal e Entorno (Fetadfe) cobraram do Incra os recursos pendentes para 12 assentamentos da região, que desde 2004 aguardam as verbas para infra-estrutura, demarcação e para o plano de desenvolvimento dos assentamentos. A reunião foi realizada no dia 28 de agosto, em Brasília.
Ao final da reunião, o Incra liberou R$ 85 mil e se comprometeu a liberar mais R$ 500 mil até o dia 10 de setembro. Os recursos para a construção das casas já foi liberado, mas não pôde ser feito sem antes demarcar o lote de cada família. "Os recursos são insuficientes, mas é possível atender parte dessa demanda das 12 associações coordenada pela Fetadef", declarou o secretário de Política Agrária e Meio Ambiente da Contag, Paulo Caralo.
Segundo ele, a Contag e a Fetadfe aguardam uma reunião com o superintende do Incra do Distrito Federal para definir o início das obras nos assentamentos. "Esperamos que o superintendente assuma o compromisso com a federação para definir o início das obras para o desenvolvimento dos assentamentos", cobrou o secretário da Contag, acrescentando que sem essa infra-estrutura os assentados não conseguem buscar recursos, principalmente do Pronaf A.
De acordo com Paulo Caralo, a Contag e a Fetadfe enfrentam dificuldades em agendar a reunião com o superintende regional do Incra. "Os companheiros e companheiras estão determinados a ficar lá até serem recebidos pelo superintendente".
Fonte: Vanessa Montenegro Agência Contag de Notícias