A Contag promove até sexta-feira (2), no Cesir, a Oficina Nacional de Consolidação do Plano Estratégico do Programa Nacional de Produção de Biodiesel (PNBio) e Consolidação do Sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural do Siscop (Sisater). Participam da atividade os integrantes da Secretaria de Política Agrícola e representantes de federações de trabalhadores rurais (Fetag?s).
O PNBio foi lançado pelo presidente Lula em dezembro de 2004. O objetivo principal do programa é promover a auto-suficiência do país na área de energia renovável. O PNBio prevê a diferenciação tributária por região de plantio, por oleaginosa e por categoria de produção (agronegócio e agricultura familiar). A primeira etapa do programa prevê a mistura de biodiesel na proporção de até 2% ao diesel derivado do petróleo.
A regra vale para uso em veículos automotores em todo o território nacional. Além de combustível para automóveis, o biodiesel também pode ser empregado na geração de energia elétrica em comunidades isoladas. O Siscop é o Sistema Contag de Organização da Produção.