A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) assinaram, na noite desta quarta-feira (21), em Brasília, a renovação do Acordo Geral de Cooperação Técnica, firmado em há quase cinco anos, e que vem garantindo um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar.
Desde 25 de novembro de 2011, data da assinatura do acordo, foram realizados seminários, capacitações de multiplicadores para valorização e propagação de sementes crioulas, jornadas temáticas de organização da produção e meio ambiente, bem como a participação da CONTAG nas oficinas territoriais para elaboração de propostas de projetos para o Fundo Amazônia (Cooperação Embrapa – BNDES), entre outras ações.
Este acordo tem como prioridades a pesquisa e o desenvolvimento agropecuário, acesso à inovação e transferência de tecnologia e processos práticos da experimentação e validação de tecnologias que combine produção, agregação de valor e acesso a mercados com garantia de renda.
O termo aditivo assinado entre as duas organizações visa prorrogar a vigência do acordo entre a Contag e a Embrapa por mais cinco anos.
Para o presidente da CONTAG, Alberto Broch, esse acordo com a EMBRAPA já trouxe resultados positivos e bem significativos. “Esse termo nos permite fazer várias ações, nessa ideia de realizar experiências participativas.” Alberto também destacou a importância da Embrapa na pesquisa agropecuária e o fato de o Brasil ser uma referência para o mundo em termos de políticas públicas para a agricultura familiar. “Mas, ainda é bem difícil o acesso a essas políticas pelos agricultores e agricultoras familiares. E foi bem simbólico escolher esse momento para a assinatura dessa renovação do acordo, com a presença de dirigentes sindicais e da Rede de Ater.”
O diretor de Transferência de Tecnologia da EMBRAPA, Waldir Stumpf Junior, ressaltou a importância da agricultura familiar e dos avanços dentro da organização a partir desse acordo. “Hoje, a agricultura familiar faz parte das ações da EMBRAPA, está no nosso planejamento estratégico. Isso graças à parceria com a CONTAG. Ainda temos muito a avançar. Temos grandes desafios pela frente e temos muito a construir. Precisamos de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida no campo, para que os jovens fiquem no campo, para que tenhamos comunicação no campo, porque o campo brasileiro é muito rico e quem faz o campo é a agricultura familiar.”
Este ato foi prestigiado pelos(as) participantes do Seminário de Avaliação do Cenário Nacional de Ater, do Curso Nacional de Formação em Cooperação Internacional para Promoção da Agroecologia e Soberania Alimentar e Nutricional, da Diretoria e Assessoria da CONTAG e demais convidados e convidadas. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi