A CONTAG e uma representação de acampados(as) de Niquelândia/GO estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (13), na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília, com o Ouvidor Agrário, Jorge Tadeu Jatobá Correia, com uma pessoa da equipe da Diretoria de Desenvolvimento e um representante da Diretoria de Obtenção.
O objetivo da reunião foi discutir a situação de cerca de 800 famílias acampadas em Niquelândia, numa área desapropriada pelo Incra há muitos anos e que ainda não virou projeto de assentamento. Segundo o secretário de Política Agrária da CONTAG, Elias Borges, as famílias estão até hoje aguardando o assentamento e o Incra está fazendo um trabalho de levantamento da situação das famílias e da área, já que está sendo ocupada por fazendeiros da região e as famílias acampadas estão reivindicando a área. “As famílias passam grandes dificuldades, inclusive de falta de alimentos e de acesso à água, escola, saúde e transporte, não tem área para a produção de alimentos, entre outros problemas. Além dessas questões, fomos solicitar que o Incra agilize o trabalho de campo que está sendo feito lá para que assente as famílias o mais rápido possível”, explica o secretário.
Nesta reunião foi retirado o compromisso de uma reunião no dia 23 de abril entre o Ouvidor Agrário do Incra com a Superintendência do Incra de Goiás, e com a presença de autoridades locais, visando resolver todos esses problemas levantados pelas famílias e a discussão da possibilidade de arrumar dentro da área requisitada um pedaço de terra para que as famílias possam acampar até que sejam assentadas, dando mais condições para começarem a plantar e terem qualidade de vida.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi