Dirigentes da Contag se reuniram com representantes de outros movimentos sindicais e sociais para discutir as questões estruturais da Previdência Social. O encontro ocorreu nesta terça-feira (27) na sede da Contag, em Brasília. A entidade é a única representante do campo que vai participar do Fórum Nacional da Previdência Social.
Durante o encontro, as entidades, que integram a Via Campesina e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Brasil), elaboraram agenda comum de trabalho entre os movimentos que defendem trabalhadores e trabalhadoras rurais, visando à discussão e à sistematização de propostas a serem debatidas no Fórum, que terá a primeira reunião dia 7 de março, em Brasília.
Integram o Fórum entidades do Governo Federal como Casa Civil, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e Ministérios da Previdência, Trabalho e Emprego, Planejamento, Fazenda, Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Além da Contag estarão presentes instituições que representam trabalhadores ativos e aposentados: Central Autônoma de Trabalhadores (CAT), Central Geral dos Trabalhadores (CGT), Central Geral de Trabalhadores do Brasil (CGTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), Força Sindical (FS), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Social Democracia Sindical (SDS).
Representando os empregadores, estarão: Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Confederação Nacional do Comércio (CNC), Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Agência Contag de Notícias.