Diretores da Contag, dirigentes nacionais e dos estados da Amazônia Legal se reuniram na última quinta-feira (26), na Confederação, em Brasília, com o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Egon Krakhecke para discutir a execução do Programa de Desenvolvimento Socioambiental da Produção Familiar Rural (Proambiente), no atual cenário nacional. A reunião faz parte do desdobramento da negociação da pauta de meio ambiente do Grito da Terra Brasil 2007.
O Programa trabalha no planejamento integrado da unidade de produção que permite às populações locais a continuidade dos modos de vida relacionados à manutenção dos ecossistemas nativos, buscando conciliar produção rural e conservação ambiental. Na opinião do secretário de Política Agrária e Meio Ambiente da Contag, Paulo Caralo, é necessária a retomada do debate para o fortalecimento do Programa e sua efetiva implementação.
Ao longo de quase sete anos, primeiro como projeto da sociedade civil e posteriormente como programa de governo, o Proambiente auxilia cerca de 4 mil famílias na transição agroecológica, visando à consolidação de sistemas de produção sustentáveis.
O secretário Egon Krakhecke firmou compromisso com a Contag para a realização do II Encontro Nacional do Proambiente. O evento será para avaliar o Programa e encaminhar propostas diante do novo cenário político e do seu processo histórico de criação e implementação.
Além do secretário Paulo Caralo, também participaram da reunião a coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Carmem Foro e a secretária de Política Social, Alessandra Lunas.
Fonte: Vanessa Montenegro