Começa amanhã (9) a I reunião do Coletivo de Política Internacional da Contag, em sua sede, em Brasília. "Nosso objetivo é fazer um debate sobre a construção da política internacional da Contag e difundir as discussões nas federações", informou o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da Contag, Alberto Broch.
Participam do encontro diretores da confederação, representantes do governo, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e lideranças das federações.
A abertura do encontro será feita pelo presidente da Contag, Manoel dos Santos, às 9 horas. Em seguida, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, e o embaixador Antonio José Ferreira Simões, do Ministério das Relações Internacionais, farão um balanço da política de relações internacionais e da participação social do governo Lula.
"Queremos ter conhecimento das negociações internacionais do governo e nos prepararmos para a defesa das nossas bandeiras de luta. Muitas políticas já não são mais ditadas pelos países, mas, pelos acordos internacionais e, por isso, a necessidade de estarmos organizados", disse Alberto. Amanhã de tarde, Marisa Von Bülow, professora do Instituto de Ciência Política da UnB; Renato Martins, da Secretaria-Geral da República; e o embaixador Afonso Cardoso falarão sobre os processos de integração regional (Mercosul) e a participação social.
Na sexta-feira (10), os participantes discutirão o papel da política internacional no movimento sindical (Cooprofam e UITA), e as várias tendências do futuro das organizações sociais no mundo. "Temos a certeza de um bom encontro", destacou o secretário de Relações Internacionais da Contag.
Clique aqui e acesse a programação completa
Fonte: Emmanuelle Nunes