Começou hoje (9) e vai até sexta-feira (11) a Oficina de Meio Ambiente da Contag. Vinte e cinco representantes de diferentes federações participam do evento. Além de discutir temas como agricultura familiar e biocombustíveis, a oficina tem como objetivo apresentar aos participantes a proposta de construção da política ambiental da Contag para o período 2007/2009.
Nesta quarta-feira pela manhã, o presidente da Contag, Manoel dos Santos, e o secretário de Meio Ambiente e Reforma Agrária da Contag, Paulo Caralo, falaram na abertura do evento sobre a relevância da oficina, a importância do tema ser discutido entre os trabalhadores e trabalhadoras rurais de cada sindicato e federação e os desafios futuros nessa área.
No período da tarde, Cristina Velásquez do Programa de Política e Direito do Instituto Socioambiental (ISA) e Laís Mourão da Universidade de Brasília (UnB) farão análise de conjuntura. Em seguida, D'Alembert Jaccoud, consultor ambiental que trata do aumento da plantação de soja no cerrado, entre outros, faz palestra sobre agricultura familiar, meio ambiente e biocombustíveis, seguido de debate.
Amanhã (10) pela manhã a Contag apresenta a Proposta de Construção da Política de Meio Ambiente da casa e em seguida as federações apresentam suas demandas na área ambiental. Na parte da tarde, ocorrerá apresentação dos projetos piloto de assentamentos e comunidades do entorno e de gestão sustentável nos 27 estados.
Na sexta-feira (11), os participantes debatem com objetivo de identificar os entraves e proposições relativas à legislação ambiental (Código Florestal Lei nº 4.771/65 e da Lei da Mata Atlântica nº 11.428/06, entre outros).
Fonte: Emmanuelle Nunes
Agência Contag de Notícias