Com o apoio e iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Secretaria de Política Agrícola da Contag reuniu hoje (24), em Brasília, dirigentes sindicais das federações para discutir a regulação da participação das cooperativas da agricultura familiar no Programa Nacional de Produção de Biodiesel (PNPB).
O secretário de Política Agrícola da Contag, Antonio Rovaris, levantou três questões, que devem ser discutidas pelos dirigentes, com o coordenador de Bicombustíveis da Secretaria de Agricultura Familiar do MDA, Marco Antonio Leite: formas de negociação com as empresas; instrução normativa regimental e organização das cooperativas.
Segundo Rovaris, entre os três temas levantados, o gargalo de todo processo está na alteração dos normativos que regulam o PNPB. "Principalmente na regulação dos itens que tratam da participação das cooperativas", avalia. A expectativa do secretário é que até o final do dia sejam apresentadas soluções para essas questões.
Além de discutir os três pontos, a reunião serviu para que as ações do PNPB no MSTTR de cada estado fossem socializadas. O representante do MDA apresentou formalmente o programa e mostrou números atualizados. "Mostramos para o mercado que não estamos com brincadeira", diz Marco Antonio Leite.
Ele também refletiu sobre o montante dos números comercializados em anos anteriores e mostrou que a estimativa para este ano é equivalente ao volume comercializado por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ultrapassando a casa de R$ 1 bilhão. FONTE: Suzana Campos, Agência de Notícias da Contag