Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
21º GRITO DA TERRA BRASIL
CONTAG demanda ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão: a agricultura familiar não pode fazer parte do contingenciamento anunciado pelo governo federal
WhatsApp

19 de Maio de 2015



TEMAS RELACIONADOS:
21º grito da terra brasil

Representantes da CONTAG, das federações e sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais reforçaram e insistiram junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para que o tão anunciado contingenciamento não afete o orçamento das políticas públicas destinadas à agricultura familiar e aos assalariados(as) rurais - o qual, ainda que tenha aumentado nos últimos doze anos, ainda não é suficiente para proporcionar condições adequadas de vida no meio rural e sempre foi historicamente menor que aquele destinado a outras áreas como, por exemplo, o agronegócio.

A comissão foi recebida pelo secretário executivo adjunto do MPOG, Guilherme Estrada para quem foram apresentadas as principais demandas do 21º Grito da Terra Brasil: a melhoria da saúde e da educação no campo, na floresta e nas águas, a melhoria da infraestrutura básica de estradas, telefonia, internet para o meio rural. Foram apresentadas também questões específicas da política agrícola, como a demanda de R$ 30 bilhões para o Plano Safra para agricultura familiar, a manutenção dos juros, a melhoria na execução do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e a efetivação da Agência Nacional de Assistência Técnica Rural (Anater).

A questão agrária também foi levantada, pois a Reforma Agrária é uma das maiores bandeiras do movimento sindical do campo. A recomposição do orçamento para levar adiante as políticas para assentamentos como assistência técnica, o Programa Nacional de Educação para a Reforma Agrária (Ppronera) e o Programa Nacional de Crédito Fundiário foram apresentadas aos representantes do ministério, assim como as políticas estratégicas para defesa dos direitos das mulheres do campo.

A resposta do governo não trouxe nada de concreto. O secretário adjunto afirmou que haverá contingenciamento sim, mas que os números ainda não estão fechados e que o corte no orçamento não será linear. Guilherme Estrada afirmou ainda que o governo tentará afetar o menos possível os recortes sociais que sempre diferenciaram este projeto de governo – as políticas de redistribuição de renda, para mulheres, para igualdade racial, para direitos humanos e as que beneficiam a agricultura familiar. "Existe o interesse do governo em continuar equilibrando a dívida social que o país tem com todos esses recortes sociais. Mas é uma conta dura de fazer, pois para manter de um lado teremos que tirar de outro", afirmou o representante do governo.

A comissão presente na audiência realizada na noite de hoje (19) ao MPOG foi composta por representantes do MSTTR de dez estados brasileiros e pelos secretário de Meio Ambiente da CONTAG, Antoninho Rovaris, pela secretária de Mulheres, Alessandra Lunas, pelo secretário de Finanças e Administração, Aristides Santos, pelo secretário de Política Agrícola, David Wylkerson e, representando a secretaria de Política Agrária, a assessora Nicinha Porto.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico