Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
21º GRITO DA TERRA BRASIL
CONTAG demanda: queremos participação social na política externa brasileira. Ministério das Relações Exteriores sai pela tangente
WhatsApp

20 de Maio de 2015



TEMAS RELACIONADOS:
21º grito da terra brasil

Em audiência realizada no final da tarde de hoje (20), representantes da CONTAG, federações e sindicatos apresentaram para o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, as principais reivindicações do movimento sindical do campo, da floresta e das águas: a maior participação social na construção da política externa brasileira, especialmente por meio da constituição do Conselho Brasileiro de Relações Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, e o apoio aos produtos da agricultura familiar na pauta da exportação brasileira.

Muito além de ser um segmento social, a agricultura familiar é um segmento produtivo, responsável por 10% do PIB do Brasil, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Por meio de representação na Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul (Coprofam) e na Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (REAF/Mercosul) os(as) trabalhadores(as) rurais do Brasil têm participado de discussões sobre o fortalecimento da agricultura familiar na América Latina e no mundo, além de ter ativamente trabalhado pela eleição de José Graziano para a presidência da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Por todas essas razões, a agricultura familiar precisa ter papel importante para a construção da política externa de nosso país, tanto no que diz respeito a questões comerciais quanto a questões de compartilhamento de experiências culturais e sociais.

Resposta insatisfatória

O ministro das Relações Exteriores não afirmou nada sobre a constituição do Conselho no MRE. Mauro Vieira apontou apenas que existem instâncias nas quais é possível ter conhecimento sobre os acordos efetuados pelo Brasil com outros países, como a Agência Brasileira de Cooperação e também os espaços nos vários ministérios por meio dos quais o governo brasileiro efetua acordos de cooperação internacionais. O embaixador também indicou a Secretaria Geral da Presidência da República como principal responsável pelo diálogo social na esfera do Mercosul e Unasul. "Temos também a possibilidade de diálogo nos diversos eventos e seminários que promovemos continuamente e que são abertos a participação social", afirmou.

O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino, afirmou que essas instâncias não são suficientes. "Queremos estar num ambiente de discussão do ministério e não apenas de exposição das atividades efetuadas. Nós queremos ajudar a construir e conceber a visão de política externa do Brasil. Nós do meio rural, que só agora estamos sendo incluídos como cidadãos do nosso país, queremos também ser incluídos na discussão e no apontamento da política internacional. Nós da CONTAG não temos clareza sobre qual é a politica internacional brasileira. Nós só sabemos quando os acordos estão prontos", afirmou Willian.

Contribuções

Além do vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, estavam presentes na audiência representantes de sindicatos e federações do Ceará, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rondônia. A secretária de Política Agrária da FETAPE, Givalneide Pereira dos Santos, contribuiu para a discussão com o ministro Mauro Vieira. "Nós trabalhadores e trabalhadoras rurais fomos às urnas e às ruas para defender este projeto de governo que hoje nos representa. Por isso, viemos exigir um espaço de participação na construção de políticas e queremos a constituição desse Conselho", afirmou ela.

O secretário de Política Agrária e Meio Ambiente da FETRAECE, José Ferreira, também se pronunciou. "Nós aqui estamos cumprindo o papel de embaixadores da agricultura familiar. E viemos para esse ministério pedir para que vocês sejam nossos parceiros para que a agricultura familiar transcenda as fronteiras do Brasil".

Avaliação

Na avaliação de Willian Clementino, a equipe de negociação estava muito preparada para discutir com o ministro o papel produtivo, econômico e social da agricultura familiar para o Brasil e para o mundo. "Também avalio que o ministro subestimou a nossa capacidade de avaliar as relações internacionais e estou na expectativa que a partir de agora ele vai refletir sobre a resposta do Itamaraty para a presidenta Dilma e que possa encaminhar a proposta de criação de um conselho onde a sociedade possa acompanhar as cooperações internacionais feitas pelo Brasil".

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico