Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICA AGRÍCOLA
CONTAG defende inserção na integração e organização das cadeias produtivas para fortalecer a agricultura familiar
WhatsApp

25 de Outubro de 2017

TEMAS RELACIONADOS:
política agrícola

A CONTAG vem discutindo com as regiões a inserção dos agricultores e agricultoras familiares no sistema de integração e a organização das cadeias produtivas para fortalecer a agricultura familiar brasileira, buscando organizar melhor, obter mais renda, estabilidade para as famílias e, consequentemente, a sua permanência no campo.

Para discutir essa questão com os(as) dirigentes, assessores(as), técnicos em agropecuária, profissionais de Ater, entre outros parceiros, a CONTAG vem realizando a Capacitação sobre Integrados e Cadeias Produtivas Prioritárias em âmbito regional. No início dessa semana, a Região Centro-Oeste esteve reunida. “Tivemos uma boa receptividade dos estados com a nossa proposta de encamparmos a discussão sobre a nossa estratégia de atuação na integração, seja como movimento sindical ou no incentivo aos agricultores familiares a trabalharem nesta modalidade; bem como procurarmos ter melhor participação nos processos organizativos das cadeias produtivas”, explica o secretário de Política Agrícola da CONTAG, Antoninho Rovaris.

Segundo o dirigente, saíram alguns indicativos quanto às prioridades da região e houve intenção de todas as Federações de fazer uma discussão interna sobre essas questões. “A CONTAG se colocou à disposição para contribuir no sentido de haver maior abrangência e diluição da ideia de mudança da postura do movimento sindical na organização da agricultura familiar brasileira”, disse Rovaris.

Faltam mais duas capacitações regionais – Sul e Nordeste, que serão realizadas nos próximos dias. Dias 26 e 27 de outubro em Recife/PE e 22 e 23 de novembro em Florianópolis/SC. A expectativa da Secretaria de Política Agrícola da CONTAG é, quando finalizar todas as regionais, ter uma proposta unificada a ser apresentada na reunião do Coletivo de novembro desse ano para, em 2018, desencadear uma estratégia conjunta de participação e, principalmente, de organização da agricultura familiar na integração e nas cadeias produtivas.

“A CONTAG tem um termo de cooperação com a Embrapa e outro com a Unicafes, que nos dará, possivelmente, um suporte maior com relação às discussões e à implantação de novas tecnologias e no processo organizativo junto às cooperativas, na assistência técnica, na organização da produção de todo esse processo que estamos iniciando”, informa Rovaris.

O secretário explica que a atual legislação que regula os processos de integração prevê a participação de representação dos integrados e da entidade representativa nesses espaços, tanto no âmbito nacional com o Fórum (Foniagro), quanto no âmbito de cada planta produtiva (Cadec). A outra questão diz respeito à importância de organizar cadeias produtivas visando que os agricultores e agricultoras familiares estejam protegidos sobre o ponto de vista de um contrato, de regras pré-estabelecidas, com uma boa assistência técnica, com fornecimento de insumos seguros e, obviamente, com preço justo e o compromisso de entrega dos produtos com certa constância e com contratos com períodos mais longos, de três ou cinco anos, por exemplo. “Isso criaria certa estabilidade no meio rural e que poderia ser, talvez, um modelo a ser perseguido principalmente por regiões onde o processo organizativo dos agricultores ainda é muito precário e precisa de incentivos para essa organização”, defende.

Rovaris acredita, ainda, que essa forma de organização prepararia a agricultura familiar e sua representação sindical a disputar melhor o orçamento público. “Se tivermos cadeias organizadas, a agricultura familiar como um todo organizada, os recursos disponíveis atualmente para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e para as compras governamentais, que estão na ordem de mais de R$ 4 bilhões, poderiam, com certeza, ser absorvidos por esta agricultura familiar organizada e, consequentemente, teríamos o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e outros programas como incentivo para a continuidade dessas famílias no meio rural”, enfatiza o dirigente da CONTAG. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico