A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue realizando a 2ª Etapa das Oficinas de Base em todo o Brasil. Nesta semana, houve uma oficina, realizada em Guarapari, no Espírito Santo, com 60 representantes das cinco regionais sindicais do estado: Norte I, Norte II, Centro, Serrana e Sul. A FETAES participou da organização junto à CONTAG, que esteve representada pelos assessores Ronaldo Ramos, Evandro Morello e Marcos Pereira.
Um dos temas prioritários da Oficina foi a sustentabilidade político-financeira do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG), sendo realizado um balanço das ações da primeira etapa da Campanha Nacional de Sindicalizações “Sindicato de Portas Abertas”, socialização de propostas de metas e prazos para a sua 2ª etapa, e outras diversas análises internas. As Eleições 2024 e 2026 também estiveram em pauta.
Além das atividades focadas nos temas mencionados, as regionais puderam também elaborar o plano de ações, a ser implementado a partir do início de 2024.
A realização das Oficinas de Base foi uma definição do Planejamento Estratégico da CONTAG. Elas caracterizam um importante momento de ida da CONTAG aos polos/regionais sindicais, para fazer uma escuta e debater, em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados, a realidade local e nacional, bem como construir compromissos comuns que apontem inovações para fortalecer a ação e prática sindical e o Sistema Confederativo (STTRs, FETAGs e CONTAG).
O presidente da CONTAG, Aristides Santos, avalia esse processo. “Essas atividades nos territórios, nos polos, nas regionais e nas ;comunidades sempre são positivas e fortalecem a nossa organização sindical, pois interagimos mais de perto com a realidade, as demandas, as necessidades, as dificuldades e as potencialidades. É importante também para dialogar sobre o trabalho desenvolvido pela CONTAG, Federações e Sindicatos, unificar as lutas e fortalecer as estratégias e a identidade para termos um Sistema Confederativo e um movimento sindical forte e integrado”, afirma.
Fonte: Comunicação CONTAG - Gabriella Avila