A Contag realiza o Encontro Regional para Debater o Programa Nacional de Habitação Rural – Região Nordeste, nos dias 18 e 19, em Recife. O objetivo é de encontrar estratégias para implementação do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), avaliando os principais entraves e avanços e quais as saídas para resolver a falta de demanda na região.
O encontro começou na tarde de ontem (18) com a apresentação do PNHR, feita pela gerente nacional de habitação rural da Caixa Econômica Federal, Simone Freire, para as nove Federações dos Trabalhadores na Agricultura (Fetags) do Nordeste presentes ao evento. “Existe um significado mais profundo de casa própria para os agricultores e agricultoras. Para eles(as), ter uma casa é mais que a realização de um sonho. É a garantia de ter um lar. É a possibilidade de mais qualidade de vida no campo”, explica o secretário de Política Agrícola da Contag, Antonino Rovaris.
Para Simone Freire, as demandas de habitação rural no Nordeste ainda são tímidas. Para isso, foi reservada para o segundo dia do evento a apresentação de experiências exitosas na região Sul, onde há maior número ações do programa, seguida de debate com a plenária.
A abertura do encontro também contou com o secretário de Políticas Sociais da Contag, José Wilson Gonçalves; o presidente da Fetape, Doriel Barros; o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Luiz Aroldo; representante da Cooperativa de Habitação Nossa Casa, Moisés Fernandes; Marcelo Lima pelo Instituto Capacitação do Nordeste – ICN; o chefe de gabinete do deputado estadual Manoel Santos, João Rafael. FONTE: Comunicação da Fetape