A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue realizando a 2ª Etapa das Oficinas de Base em todo o Brasil. Nesta semana foram cinco oficinas, nos estados da Bahia, Goiás, Piauí, Mato Grosso e no Distrito Federal, com agendas preparadas para gerar debates e compromissos com a base, com a perspectiva de avançar no desenvolvimento rural sustentável e solidário do Sistema CONTAG.
Bahia
Foi no município de Santo Antônio de Jesus que aconteceu a oficina de base com os polos sindicais Recôncavo Sul, Baixo Sul, Extremo Sul e Sul, entre os dias 7 e 9 de novembro, coordenadas pelo assessor da CONTAG Arnaldo Brito. No diálogo com os/as participantes, foram definidas como ações prioritárias a intensificação do trabalho de base com campanhas de sindicalização e trabalho itinerante. Também foi acordado ampliar as parcerias com outros setores, promover formação política partidária com foco nas Eleições 2024 e qualificar serviços ligados à Campanha Nacional de Sindicalização.
Goiás
Entre 8 e 10 de novembro, foi a vez dos polos sindicais goianos Sul, Sudoeste e Rio dos Bois se reunirem em Anápolis, sob coordenação da secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, e dos assessores Ivo Lourenço e Antônio Lacerda Souto. Lá também foi debatida a importância de eleger candidatos(as) comprometidos(as) com a agricultura familiar no pleito de 2024 e intensificar as ações da Campanha Nacional de Sindicalização - Sindicato de Portas Abertas (Promover formação para a base). E foram aprofundadas questões ligadas ao fortalecimento da luta das mulheres no MSTTR, e à luta por reforma agrária e políticas públicas para geração de renda.
Piauí
Lideranças dos polos sindicais Campo Maior, Esperantina, Médio-Parnaíba, Parnaíba, Piripiri, Teresina e Valença estiveram na capital Teresina para a Oficina de Base realizada entre 8 e 10 de novembro, e coordenada pelo secretário de Terceira Idade da CONTAG, Antônio Oliveira, e o assessor Gilberto Silva. Além de dialogar e estabelecer compromissos sobre temas mencionados nos estados anteriores, o grupo também debateu sobre formação político-sindical para a base, importância da Regularização Sindical, intensificação da luta pelas políticas para a Terceira Idade, entre outros.
Mato Grosso
A oficina de base reuniu participantes dos polos sindicais Baixada Cuiabana, Sul, Nascente das Águas, Vale do Guaporé/Jaru, Grande Cáceres, Notão, Vale do Arinos/Teles Pires, Médio Norte e Noroeste, coordenada pela secretária geral da CONTAG, Thaisa Daiane, a assessora Ana Bisneto e o assessor Antonio Gilberto Viegas. Para além da Eleição 2024 e da Campanha Nacional de Sindicalização, os mais de 50 participantes estabeleceram compromissos sobre adesão ao INSS Digital, Fundo de Amparo Social e SisCONTAG, ações em prol de regularização de áreas de assentamento, apoio à pessoas ameaçadas de violência e participação da representação dos sindicatos no Conselho Ambiental, além de outras estratégias acordadas durante a oficina.
Distrito Federal
Em Brasília, nos dias 7, 8 e 9, estiveram reunidas as lideranças dos Polos Sindicais Entorno Sul, Águas Emendadas, Chapada dos Veadeiros e Vale do Paranã, na oficina de base coordenada pelo secretário de Finanças Juraci Souto e o assessor Marcos Pereira. Entre as prioridades levantadas e compromissos assumidos pelos(as) dirigentes participantes, estão ações para fortalecer a sucessão rural e o empoderamento feminino, aumentar a adesão ao Fundo de Amparo Social e o SisCONTAG, e a articulação com os candidatos e candidatas no município visando participação de pessoas do MSTTR e da agricultura familiar no pleito.
Durante essa oficina, também foram entregues os Kits de Informática aos sindicatos, e esse momento teve a presença de representantes do SENAR.
Fonte: Comunicação CONTAG - Gabriella Avila