Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
OFICINAS DE BASE
CONTAG debate ações para o desenvolvimento rural sustentável e solidário em cinco estados nesta semana
WhatsApp

10 de Novembro de 2023



TEMAS RELACIONADOS:
oficinas de base

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue realizando a 2ª Etapa das Oficinas de Base em todo o Brasil. Nesta semana foram cinco oficinas, nos estados da Bahia, Goiás, Piauí, Mato Grosso e no Distrito Federal, com agendas preparadas para gerar debates e compromissos com a base, com a perspectiva de avançar no desenvolvimento rural sustentável e solidário do Sistema CONTAG.

Bahia


Foi no município de Santo Antônio de Jesus que aconteceu a oficina de base com os polos sindicais Recôncavo Sul, Baixo Sul, Extremo Sul e Sul, entre os dias 7 e 9 de novembro, coordenadas pelo assessor da CONTAG Arnaldo Brito.  No diálogo com os/as participantes, foram definidas como ações prioritárias a intensificação do trabalho de base com campanhas de sindicalização e trabalho itinerante. Também foi acordado ampliar as parcerias com outros setores, promover formação política partidária com foco nas Eleições 2024 e qualificar serviços ligados à Campanha Nacional de Sindicalização.

Goiás


Entre 8 e 10 de novembro, foi a vez dos polos sindicais goianos Sul, Sudoeste e Rio dos Bois se reunirem em Anápolis, sob coordenação da secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, e dos assessores Ivo Lourenço e Antônio Lacerda Souto. Lá também foi debatida a importância de eleger candidatos(as) comprometidos(as) com a agricultura familiar no pleito de 2024 e intensificar as ações da Campanha Nacional de Sindicalização - Sindicato de Portas Abertas (Promover formação para a base). E foram aprofundadas questões ligadas ao fortalecimento da luta das mulheres no MSTTR, e à luta por reforma agrária e políticas públicas para geração de renda.

Piauí


Lideranças dos polos sindicais Campo Maior, Esperantina, Médio-Parnaíba, Parnaíba, Piripiri, Teresina e Valença estiveram na capital Teresina para a Oficina de Base realizada entre 8 e 10 de novembro, e coordenada pelo secretário de Terceira Idade da CONTAG, Antônio Oliveira, e o assessor Gilberto Silva. Além de dialogar e estabelecer compromissos sobre temas mencionados nos estados anteriores, o grupo também debateu sobre formação político-sindical para a base, importância da Regularização Sindical, intensificação da luta pelas políticas para a Terceira Idade, entre outros.  

Mato Grosso


A oficina de base reuniu participantes dos polos sindicais Baixada Cuiabana, Sul, Nascente das Águas, Vale do Guaporé/Jaru, Grande Cáceres, Notão, Vale do Arinos/Teles Pires, Médio Norte e Noroeste, coordenada pela secretária geral da CONTAG, Thaisa Daiane, a assessora Ana Bisneto e o assessor Antonio Gilberto Viegas. Para além da Eleição 2024 e da Campanha Nacional de Sindicalização, os mais de 50 participantes estabeleceram compromissos sobre adesão ao INSS Digital, Fundo de Amparo Social e SisCONTAG, ações em prol de regularização de áreas de assentamento, apoio à pessoas ameaçadas de violência e participação da representação dos sindicatos no Conselho Ambiental, além de outras estratégias acordadas durante a oficina.

Distrito Federal


Em Brasília, nos dias 7, 8 e 9, estiveram reunidas as lideranças dos Polos Sindicais Entorno Sul, Águas Emendadas, Chapada dos Veadeiros e Vale do Paranã, na oficina de base coordenada pelo secretário de Finanças Juraci Souto e o assessor Marcos Pereira. Entre as prioridades levantadas e compromissos assumidos pelos(as) dirigentes participantes, estão ações para fortalecer a sucessão rural e o empoderamento feminino, aumentar a adesão ao Fundo de Amparo Social e o SisCONTAG, e a articulação com os candidatos e candidatas no município visando participação de pessoas do MSTTR e da agricultura familiar no pleito.

Durante essa oficina, também foram entregues os Kits de Informática aos sindicatos, e esse momento teve a presença de representantes do SENAR. 





Fonte: Comunicação CONTAG - Gabriella Avila



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico