Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EM DEFESA DA PREVIDÊNCIA RURAL
CONTAG CONTESTA INFORMAÇÕES DO GOVERNO SOBRE IRREGULARIDADES NA PREVIDÊNCIA RURAL
WhatsApp

14 de Abril de 2018



TEMAS RELACIONADOS:
em defesa da previdência rural

Mais uma vez a mídia tradicional estampou em suas páginas, neste dia 13 de abril, matéria plantada pelo governo ilegítimo tentando criminalizar a previdência rural e as instituições que atuam para garantir a efetividade dessa política no campo.

Como o governo não conseguiu aprovar a reforma da previdência que pretendia, a estratégia agora é sedimentar o argumento de que milhares de aposentadorias rurais foram concedidas de forma fraudulenta, numa tentativa clara de aterrorizar os aposentados e pensionistas rurais e de colocar a população contra essa política e contra as instituições que a defendem.

Beira ao ridículo os argumentos utilizados pelos auditores do Ministério da Transparência, e divulgado pela mídia tradicional, de que milhares de aposentadoria rurais devem ser canceladas porque se observou, após o cruzamento de dados, que os aposentados continuam trabalhando ou porque um membro da família possui outra fonte de rendimento, ou ainda, porque o aposentado é dono de uma propriedade rural. Todos esses argumentos são extremamente frágeis para justificar fraudes na previdência quando analisados com responsabilidade à luz do direito vigente.

A jurisprudência dos nossos tribunais é pacífica em reconhecer o direito dos aposentados continuarem trabalhando e contribuindo com a previdência rural, respeitando-se as peculiaridades e a capacidade contributiva de cada segurado(a). Da mesma forma, ter outra fonte de renda que não seja proveniente da venda da produção rural somente descaracteriza a condição de segurado especial da própria pessoa que desfruta dessa renda alternativa e do membro da família que não consegue comprovar sua atividade rural de forma autônoma. E, ainda, ser proprietário rural é uma das condições intrínsecas à caracterização do próprio segurado especial, quando comprovado o exercício da atividade rural.

Não bastasse argumentos tão rudimentares numa tentativa clara de desconstruir uma política tão importante para o campo como é a previdência rural, a matéria publicada reproduz ainda a opinião de alguns incautos que querem criminalizar os sindicatos por fornecerem aos trabalhadores e trabalhadoras rurais uma declaração que os auxilie na comprovação do exercício da atividade rural e no acesso ao direito previdenciário. Ora, esse tipo de opinião expressa a má-fé de quem não concorda com a atuação do sindicato na luta e na defesa do direito dos trabalhadores, e ainda, expressa total desconsideração pelo trabalho sério desenvolvido pelos servidores do INSS e pelo poder judiciário que profere decisões fundamentadas, reconhecendo, muitas vezes, o direito dos trabalhadores(as) rurais à aposentadoria.

Por isso, está correto o INSS ao ponderar que a suposta fraude noticiada pelos auditores do Ministério da Transparência constitui, no máximo, indícios de irregularidades que precisam ser analisados caso a caso, com a devida responsabilidade.

Como protagonista da luta e da defesa da previdência rural, a CONTAG alerta para o fato de que, uma postura radical do governo no sentido de cancelar as aposentadorias rurais sem análise criteriosa de cada processo e sem fundamento jurídico razoável que justifique tal medida, implicará o ajuizamento de milhares de ações visando o direito de reparação. E, como já ocorreu no passado, a ação irresponsável do governo pode gerar um custo muito maior para a sociedade brasileira.

Entendemos ser prudente o governo adotar medidas que coíbam fraudes no sistema previdenciário. Todavia, consideramos inaceitável a tentativa de fragilizar e desconstruir a previdência rural com iniciativas bisonhas e argumentos que carecem de sustentação jurídica.

Por isso, reafirmamos o nosso NÃO à espoliação dos direitos previdenciários dos trabalhadores. Para a CONTAG, a resolução do problema estrutural porque passa a previdência exige medidas que induzam o crescimento econômico, a formalização dos contratos de trabalho, o aperfeiçoamento da arrecadação e o combate à sonegação.

LULA LIVRE PARA GARANTIR E PRESERVAR A PREVIDÊNCIA RURAL FONTE: Direção da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico