Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
CONTAG celebra o Dia Mundial da Alimentação
WhatsApp

16 de Outubro de 2020


Comunicação CONTAG: Arte Fabrício Martins
TEMAS RELACIONADOS:
dia mundial da alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado na data de 16 de outubro em diversas partes do Mundo, bem como no Brasil. A data foi criada em 1945 pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura Familiar (FAO) para alertar a população sobre a importância da alimentação saudável, que precisa ser acessível e de qualidade, de forma que todos e todas possam ter Segurança Alimentar e Nutricional.

A data também tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para problemas associados à alimentação, a exemplo de questões sociais como a fome, a desnutrição e a pobreza, abrindo um amplo debate em busca de soluções para superação da fome no mundo, de forma a garantir estratégias e políticas públicas para disponibilizar alimentos de qualidade e em quantidade suficiente à população.

No Brasil, a pandemia agravou o processo da fome, problemática a qual o país já vinha sofrendo com o desmonte das políticas de segurança alimentar a partir do atual governo. Desde 2014 o país já havia deixado de ser incluído no Mapa da Fome mundial, ou seja, da lista dos países que têm mais de 5% da população ingerindo menos alimentos do que o recomendável para a saúde humana.

A estimativa do Banco Mundial é que aproximadamente 5,4 milhões de brasileiros(as) atinjam a extrema pobreza, chegando ao total de 14,7 milhões de pessoas até o fim de 2020, ou seja, 7% da população, o que recoloca o Brasil nesse triste rol do Mapa da Fome no Mundo.

Há alternativas de produção que são estratégicas para superar este quadro e reconstruir o país, oferecendo condições de alimentação à população mais pobre e à sociedade como um todo, que passa pelo fortalecimento da agricultura familiar, porque ela é responsável pela produção 70% da alimentação que chega à mesa dos(as) brasileiros(as), proporcionando o acesso à um alimento de qualidade, mais saudável, de produção orgânica e agroecológica.

Porém, ações do atual governo desprezaram o papel estratégico da agricultura familiar na produção de alimentos saudáveis e sustentáveis, sobretudo em tempos de pandemia e crise de abastecimento.

“É preciso investir na Agricultura Familiar, pois é responsável pela dinamização econômica de boa parte dos municípios brasileiros (IBGE). Mas o atual governo não tem essa visão, tanto que vetou o acesso da agricultura familiar ao auxílio emergencial (PL 873/Lei nº 13.982/2020) e no Plano Safra além de ter dado destaque específico para a Agricultura Familiar após 24 anos, pela primeira vez na história os(as) agricultores familiares pagarão juros pelo Pronaf acima da SELIC, dentre outros desmontes de políticas públicas voltadas para esse segmento do campo”, destaca o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

Aristides ainda lembra que nesse período de pandemia 51% dos agricultores e agricultoras tiveram redução nas suas rendas, perdendo em média 35% da renda que habitualmente recebia a família. As perdas são variadas por setores – hortaliças (queda de 70%), queijos e outros derivados do leite (42%), frutas (35%), carnes (32%), leite (25%). A perda média na comercialização é de 40%. (IBGE, PNAD COVID-19, elaboração da CEGAF/UnB).

No Dia Mundial da Alimentação a CONTAG mais uma vez reafirma a importância dos governos garantirem investimentos na Agricultura Familiar para que ela continue produzindo alimentos saudáveis e diversos, e aproveita para reafirmar a Agroecologia como uma alternativa ao atual modelo de alimentação imposto pelo agronegócio através do uso excessivo de agrotóxicos, o que causa danos extremos ao meio ambiente, à saúde humana, à destruição dos nossos biomas, o que levará a um desequilíbrio na produção de alimentos, com a consequente aumento da fome, da pobreza, e a proliferação de doenças.

A agricultura orgânica e agroecológica é uma opção para que a terra continue produtiva, para a preservação da vida e do meio ambiente, além de ser economicamente viável para a agricultura familiar e ao nosso país, pois sendo uma agricultura mais sustentável beneficia a todos e todas, do ponto de vista social, econômico e da saúde da população.

“A agroecologia tem um papel fundamental na agricultura familiar, pois traz diversos benefícios, como qualidade de vida, qualidade do alimento, sustentabilidade, valorização do(a) trabalhador(a) rural e preservação do meio ambiente”, pontua a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmarí Malheiros.

No Dia Mundial da Alimentação também lembramos a importância das trabalhadoras rurais, que representam 45% da força de trabalho, contribuem com mais da metade da produção de alimentos consumidos no Brasil, e são 18,64% das lideranças de propriedades rurais no país (Censo Agropecuário 2017 - IBGE).

“Estou convicta de que o futuro da alimentação e da agricultura passa pela produção das mulheres rurais e pela valorização feminina no campo. Desta forma temos seguido a partir dos nossos territórios, fortalecendo as formas de produção sustentáveis e contribuindo de forma decisiva para superar a fome no planeta e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do país”, destaca a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais. FONTE: Comunicação CONTAG - informações da Secretaria de Meio Ambiente da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico