Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) realizou um ato em Brasília, na sede da sua representação no Brasil, na manhã desta terça-feira (18). O presidente da CONTAG, Alberto Broch, foi um dos convidados, bem como representantes de várias entidades da sociedade civil, da Embrapa, ministros, deputados(as), universidades, ou seja, foi um ato bem representativo para celebrar essa importante data instituída pela FAO desde 1945.
Durante o ato, o presidente da CONTAG deixou uma mensagem destacando a importância da alimentação saudável, da agricultura familiar para a garantia da segurança e soberania alimentar, para a preservação das culturas e a importância estratégica da volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) como um grande símbolo responsável pela coordenação das políticas voltadas à agricultura familiar no Brasil.
Neste ano, a FAO dedicou uma atenção às mudanças climáticas ao escolher o tema do Dia Mundial da Alimentação 2016 – “O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também devem mudar”. Broch afirma que esse tema é muito atual e uma realidade no campo brasileiro. “As mudanças climáticas são uma realidade. Os mais vulneráveis são os agricultores pobres em todos os continentes e, nesse sentido, há uma necessidade de os governos se anteciparem para prevenir os impactos com as mudanças climáticas, entre elas as enchentes, secas, entre outros fenômenos naturais, bem como utilizar tecnologias voltadas para a sustentabilidade e que os agricultores familiares não sofram e nem venham faltar alimentos no nosso planeta. Portanto, para a CONTAG, essa é uma importante data para nós, agricultores(as) familiares, e para a produção de alimentos”, destacou o presidente da CONTAG. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi