Hoje (24 de janeiro) - Dia da Previdência Social e Dia Nacional dos(as) Aposentados e Aposentadas celebramos o “Centenário da Previdência Social do Brasil”. Em ocasião do marco histórico aconteceu nesta data em Brasília, ato alusivo aos 100 anos da Previdência para reafirmar sua importância enquanto patrimônio dos(as) trabalhadores e trabalhadoras, com as presenças do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, da ministra de Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, Esther Dweck, do presidente da CONTAG, Aristides Santos, dentre outros representantes governamentais e do parlamento e de entidades e organizações do campo e da cidade, além de servidores públicos.
No ato comemorativo, o presidente da CONTAG destacou a importância da Previdência Social para os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares.
“A Previdência Social trouxe cidadania, vida digna, desenvolvimento e valorização para as pessoas do campo, da floresta e das águas. Depois da previdência os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares passaram a setirem-se mais honrados(as) por fazer parte da categoria. Além disso, a previdência social sustenta a grande maioria dos municípios e é estratégica no combate à fome no Brasil”, destacou o presidente da CONTAG, Aristides Santos, ao fazer uso da fala no ato.
O ministro Lupi falou da esperança de recuperar a dignidade dos(as) trabalhadores e trabalhadoras.
“Mesmo diante dos retrocessos dos últimos anos, precisamos lutar e ter a missão de manter a previdência social em pé. Eu conto com cada um(a) de vocês para recuperar a previdência social e fazer ela ainda maior nos próximos 100 anos”, disse o ministro.
No ato celebrativo foi assinada portaria que regulamenta os procedimentos de comprovação de vida de usuários(as) do INSS e entregue a Medalha de Mérito Previdenciário Eloy Chaves a organizações e personalidades pelas contribuições à consolidação dos regimes da Previdência no Brasil.
Uma luta histórica...
Os 100 anos da Previdência Social é um marco histórico. Com origem na publicação da Lei Eloy Chaves, de 24 de janeiro de 1923, que instituiu a base do sistema previdenciário brasileiro, sendo uma das principais políticas públicas na promoção do desenvolvimento socioeconômico, em especial nos pequenos e médios municípios brasileiros, e que muito contribui com a distribuição renda no país.
Hoje são mais de 36 milhões de benefícios pagos mensalmente que dão proteção e segurança social aos beneficiários(as) e suas famílias da cidade e do campo. Só na área rural são 09 milhões de beneficiários(as) protegidos(as) pela Previdência Social.
“As aposentadorias e pensões pagas mensalmente, além de garantir o sustento das famílias rurais, ajudam os agricultores a permanecerem no campo, inclusive, produzindo alimentos que chegam à mesa dos brasileiros”, destaca o presidente da CONTAG.
A Previdência Social também é uma política eficiente no combate à pobreza e às desigualdades no Brasil. Estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontam que sem a Previdência Social o índice de idosos brasileiros vivendo na extrema pobreza seria de mais de 60% dessa população.
“Diante dos desafios previdenciários que temos, precisamos reestruturar as fontes e a forma de custeio da previdência social, incluir na previdência brasileiros(as) que estão sem qualquer expectativa de proteção social e melhorar o atendimento dos(as) segurados(as) no INSS, para que todos(as) possam ter uma vida digna”, frisa Aristides.
Comunicação CONTAG - Barack Fernandes