O secretário de Política Agrária da CONTAG, Elias DAngelo Borges e o presidente da FETAEMA, Francisco de Jesus Silva (Chico Miguel), participaram da cerimônia de entrega de 97 escrituras públicas de aquisição de terras no âmbito do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) no Estado do Maranhão.
Serão R$ 8.833.532,20 do PNCF aplicados em projetos produtivos e de assistência técnica, nos municípios de Lago dos Rodrigues, Lagoa Grande, Lago da Pedra, São José dos Basílios e Tuntum.
Graças a reivindicação e articulação da CONTAG, da FETAEMA e Sindicatos filiados, 46 famílias agricultoras familiares estão com suas terras devidamente tituladas através de financiamento contratado no Banco do Nordeste do Brasil pela linha PNCF Social - Subprojeto de Investimento Básico (SIB), Destacou o secretário de Política Agrária da CONTAG, Elias DAngelo Borges.
Elias aproveitou o momento para destacar a importância do PNCF. O PNCF é resultado de uma pauta de reivindicação da CONTAG através do Grito da Terra Brasil. Desde 2003 quando foi criado, o programa tem possibilitados aos trabalhadores(as) rurais sem terra ou com pouca terra, comprar e estruturar um imóvel rural por meio de financiamento, afirmou.
Além do secretário de política Agrária da CONTAG e do presidente da FETAEMA, Francisco de Jesus Silva (Chico Miguel), também estiveram na cerimônia, secretários(as) da FETAEMA, o governador do Estado do Maranhão Flávio Dino; o secretário da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Júlio César Mendonça; o coordenador Nacional do Crédito Fundiário, Alberto Batista; o superintendente do BNB, Hailton Fortes; deputados estaduais, secretários Adjuntos da SAF, presidente e diretores da Agerp e Iterma, prefeitos e vice-prefeitos dos municípios contemplados pelo programa.
É um dia de muita alegria pra agricultura familiar maranhense e brasileira, pois mesmo numa conjuntura perversa de retrocessos, nós da FETAEMA e Sindicatos filiados e da CONTAG, e a ajuda dos órgãos competentes, conquistamos terras para 46 famílias de agricultores(as) familiares, que recebem suas escrituras com registro de matrícula dos lotes em seus nomes. É muito bom ver o resultado prático de um trabalho realizado por muitas mãos, como é o caso das demandas do PNCF, destacou durante a cerimônia, o presidente da FETAEMA, Chico Miguel.
FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes