A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), primeira entidade sindical camponesa de caráter nacional reconhecida legalmente pelo Ministério do Trabalho, celebra, neste dia 20 de dezembro, 60 anos da sua fundação e de um legado em defesa da democracia, direitos e justiça social e de conquistas para os povos do campo, da floresta e das águas, como também para o conjunto da sociedade.
Reunindo e valorizando todas as identidades, demandas e lutas de cerca de 15 milhões de pessoas rurais representadas por um Sistema Confederativo composto por cerca de 4.000 Sindicatos, 27 Federações e pela CONTAG, a Confederação atua por uma organização sindical, por direitos e por políticas estruturantes para o meio rural a partir de um Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Nenhuma política para o campo foi construída sem o seu protagonismo ou participação desde sua fundação em 1963.
Ao longo de toda essa trajetória, a CONTAG esteve presente em todos os momentos históricos do povo brasileiro e da classe trabalhadora contra a ditadura, pela redemocratização, pela Constituinte e por um projeto de desenvolvimento sustentável que contemple reforma agrária e direito à terra e ao território, políticas diferenciadas para a agricultura familiar, agroecologia, condições dignas de trabalho e renda para os(as) assalariados(as) rurais, contra violência no campo, educação, saúde e previdência, habitação rural, preservação e conservação ambiental, esporte, cultura e lazer. Uma de suas grandes marcas é a participação dos sujeitos, respeitando a paridade de gênero, a cota mínima de jovens e a participação das pessoas idosas na sua estrutura.
Este ano, reafirmando o seu compromisso com os sujeitos do campo, da floresta e das águas, a classe trabalhadora e o povo brasileiro, deu início às comemorações de seus 60 anos com ampla programação. Realizou o “Seminário Nacional: CONTAG 60 anos de lutas por democracia, direitos e justiça social”, o lançamento do livro do pesquisador Marco Antonio Teixeira “CONTAG 1963-2015: Ações de Reprodução Social e Formas de Ações Coletivas” e uma exposição na Câmara dos Deputados. Em novembro houve uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos seus 60 anos, roda de conversa com a presença das Federações e uma cerimônia de celebração. Também foram feitos alguns programas de rádio e vários materiais em homenagem a essas seis décadas.
Sempre atuaremos pensando na nossa história e no que precisamos continuar conquistando para termos um campo, floresta e águas com gente feliz e um novo mundo possível, reinaugurando novas formas de fazer sindicalismo e contribuir com a soberania e segurança alimentar e nutricional, preservando os bens comuns da natureza, a cultura rural, e os valores que estruturam a democracia.
Viva a CONTAG!
Viva os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares!